Para responder às questões 1 e 2, leia com atenção a entrevista transcrita abaixo:
Transcrição da Entrevista concedida à rádio CBN Curitiba.
CBN: Nós vamos falar ao vivo com o diretor de comunicação e marketing da Sanepar, Hudson José. Muito bom dia, para você. Ou seja, faturas, já essa semana, começam a chegar na cor vermelha? Isso vale pra todo mundo ou apenas para aquelas pessoas que estão consumindo mais água do que deveriam?
Hudson José: Bom dia, Luciano! Bom dia a todos os ouvintes da CBN. Esse processo iniciou essa semana, ele vai integrar toda a Região Metropolitana de Curitiba, que é onde nós estamos registrando o processo de seca severa, de crise hídrica de forma mais intensa. Essa semana todos os nossos clientes, independente se residencial, comercial ou industrial. Todos, sem exceção, passam a receber essa fatura em vermelho. O objetivo, como você antecipou, é exatamente chamar a atenção para o problema que estamos vivendo. A maior crise hídrica da história recente do Paraná registrado pelo Simepar. No mínimo, nos últimos 22 anos não havíamos tido uma situação tão crítica, pela qual estamos passando.
CBN: Hudson José, as faturas de água já traziam algumas dicas para o consumo consciente, em razão desta histórica crise hídrica. Como você avalia a adesão das pessoas a esse pensamento de que é preciso economizar, porque a situação é grave?
Hudson José: Olha, nós temos tido o apoio da população, de uma forma em geral. Mas, nós sentimos a necessidade de estabelecer uma meta. Por isso, foi lançado a campanha Meta 20, que derivou uma série de ações, incluindo essa emissão da fatura em vermelho. Porque, apesar de um nível de consciência entre as pessoas, nós ainda não conseguimos um índice no volume e no percentual que nós precisamos. Para o ouvinte que nos acompanha ter uma ideia, a gente chegou hoje a um nível de barragem no nosso sistema integrado das quatro barragens de 33,46%. Esse ponto é um ponto crítico. Nós estamos muito mais próximos a um ponto de mudança de sistema de rodízio para uma fase mais severa. Que, daí sim, nós teremos dois dias sem água e um dia com água, do que nós voltarmos a uma situação de equilíbrio.
Hoje, para nós acionarmos um novo sistema, nós teríamos que chegar a 25% das barragens. Nós estamos com 33%. E para sairmos do sistema de rodízio, nós teríamos que chegar a 60%. A dificuldade hoje é muito grande. Nós precisamos estocar água, precisamos preservar. Porque, infelizmente, todas as previsões feitas pelos sistemas de meteorologia com relação à seca, elas estão se confirmando. E a previsão é que a primavera seja muito seca, com ausência de chuvas. E isso nos traz, além de preocupação, problemas no abastecimento de água.
TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO -
Disponível em: . Acesso em 14 set. 2020.
1 – Segundo informações desta entrevista, a Sanepar pretende enviar aos consumidores faturas com a cor vermelha. Que efeito de sentido o uso desta cor pretende provocar? *
1 ponto
a) comemorar a economia de água realizada por toda a população.
b) celebrar as chuvas das últimas semanas, o que acumulou muita água nos reservatórios.
c) alertar para o risco de que a água acabe e a necessidade de economizar.
d) facilitar a identificação das informações sobre o consumo e valores.
2 – Leia o trecho: “ A maior crise hídrica da história recente do Paraná registrado pelo Simepar.” Neste trecho temos: *
1 ponto
a) sujeito desinencial
b) sujeito composto
c) sujeito inexistente
d) sujeito simples
me ajudem
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
1 e a letra C
2 e a letra D
Explicação:
fiz no classroom e tava certa
11Lala11:
Obrigada A
respondido por:
1
Resposta: 1) ALTERNATIVA CORRETA LETRA ( A )
Explicação: 2) ALTERNATIVA CORRETA LETRA ( D )
PODE CONFIAR FIZ NO CLASSORROM BONS ESTUDOS TICHAL
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás