• Matéria: Sociologia
  • Autor: dimarcos
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia atentamente o trecho extraído da aula 14 que trata da Ética Protestante, segundo WEBER:



O fato é que há no estilo de vida daqueles que professavam o protestantismo algo que favorece o capitalismo. Os católicos jamais poderiam exercer este papel, uma vez que a recompensa de qualquer indivíduo adepto dessa religião é a vida após a morte. E essa definitivamente não é a base do capitalismo: ele está calcado no trabalho, no materialismo, no consumo. Weber não relaciona diretamente o protestantismo a essas características capitalistas, mas afirma que a ética dos protestantes facilita a expansão capitalista.



Embora WEBER não relacione diretamente o protestantismo às características do capitalismo, ele diz que a ética protestante facilitou a expansão capitalista PORQUE:

Escolha uma:
a. Os protestantes trabalhavam mais que os católicos porque não acreditam na vida após a morte.
b. Os protestantes dedicavam-se, metodicamente, ao trabalho e ao consumo vivenciando de forma sagrada a vida cotidiana, fato que abriu espaço para a expansão capitalista.
c. Ambos, católicos e protestantes, tiveram a mesma influencia e relação com a expansão do capitalismo segundo WEBER.
d. A ética protestante facilitou a expansão capitalista porque o capitalismo é um modelo econômico baseado na fé.

Respostas

respondido por: crs2
3
Resposta Certa b. Os protestantes dedicavam-se, metodicamente, ao trabalho e ao consumo vivenciando de forma sagrada a vida cotidiana, fato que abriu espaço para a expansão capitalista.

darkkn: Resposta Certa: Os protestantes dedicavam-se, metodicamente, ao trabalho e ao consumo vivenciando de forma sagrada a vida cotidiana, fato que abriu espaço para a expansão capitalista.
Perguntas similares