01 – Cite e explique um conflito separatista na Península Ibérica (região de Portugal e Espanha): *
Respostas
Boa noite, Keila!
Resposta:
A região da Península Ibérica, mais especificamente a Espanha, apresenta diferentes movimentos separatistas em seu território. Essa realidade está vinculada a demasiada heterogeneidade das matrizes culturais existentes na Espanha.
Vou falar de dois separatismos principais;
Separatismo Basco e Separatismo Catalão.
Explicação:
O "país" Basco está localizado ao norte da Espanha. Na verdade, ele não é um país, mas sim uma das várias regiões autônomas da Espanha, contudo é comum chamarem essa região de país. O país Basco apresenta peculiaridades históricas e culturais (até apresenta uma língua própria, que não é o espanhol) e, há anos, luta por sua independência em relação a Espanha. Inclusive, um grupo fundamentalista chegou a ser formado, o ETA, incialmente ele era uma organização política, mas com os anos, passou a radicalizar e aos poucos perder o apoio da população Basca. O ETA depôs suas armas em 2011, mas a luta por independência continua.
Por outro lado, a Catalunha também é uma das regiões autônomas espanholas e, geograficamente, está localizada no nordeste do território espanhol. A Catalunha merece um destaque, é uma região muito industrializada e rica, daí o interesse espanhol de manter o domínio sobre essa região. Assim como o país Basco, a Catalunha apresenta suas próprias características culturais e sua própria língua. A relação entre o governo Espanhol e a Catalunha se complicaram com o pós crise de 2008, as políticas econômicas espanholas prejudicaram, sobretudo, a região da Catalunha.
Bons estudos!