Howard Saul Becker e Erving Goffman, principais representantes da Escola de Chicago, procedem o estudo de Durkheim sobre os desvios de normas analisados a partir de modelos sociais, porém, através de uma ênfase inovadora voltada para a microssociologia (BENDER 2019, p. 22). O estudo realizado por Erving Goffman foi a análise:
a) do processo de transformação da sociedade feudalista para capitalista.
b) das relações sociais estabelecidas entre os moradores do bairro de Copacabana no Rio de Janeiro e dos habitantes de um Edifício conhecido como Estrela.
c) dos determinantes estruturais que resultavam no comportamento criminoso enquanto patologia social.
d) do crime enquanto consequência da pobreza.
e) do processo de "marcação" negativa dos indivíduos cujo resultado é a constituição da "identidade deteriorada".
Respostas
Resposta:
LETRA E
Explicação:
do processo de “marcação” negativa dos indivíduos cujo resultado é a constituição da “identidade deteriorada
A alternativa correta que versa sobre a obra do sociólogo Erving Goffman e da Escola de Chicago é: "e) do processo de "marcação" negativa dos indivíduos cujo resultado é a constituição da "identidade deteriorada".".
Para isso, é preciso compreender de que maneira o conceito de estereótipo está presente na obra de Erving Goffman.
Goffman e o estereótipo
O sociólogo Erving Goffman apresenta uma sociologia focada na característica das interações sociais, sobretudo em sua teatralidade e na forma como a mesma se reproduz.
Nisso, o conceito de estereótipo versa sobre determinada consideração negativa que os sujeitos realizam acerca de outros, construindo naquele uma identidade considerada deteriorada, como alguém afastado do meio social normal.
Para mais sobre Erving Goffman, leia: https://brainly.com.br/tarefa/53738658
#SPJ2