Respostas
Resposta:
Respiração é o processo de ventilação dos pulmões que possibilita as trocas gasosas. Tal processo é fundamental para a ocorrência da hematose.
Sabemos que os seres humanos realizam dois tipos de respiração: a chamada respiração celular e a respiração pulmonar. A primeira diz respeito ao processo que acontece no interior das células humanas, no qual é produzida a energia necessária para a realização de importantes atividades. Para a realização da respiração celular, é necessário oxigênio, e, ao final desse processo, gás carbônico é eliminado.
O gás oxigênio necessário para a realização da respiração celular é obtido através do sistema respiratório em um processo conhecido como respiração pulmonar. O gás carbônico produzido nessa atividade da célula é eliminado pelo mesmo sistema.
O sistema respiratório humano é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Esses três últimos formam o órgão conhecido como pulmão.
As cavidades nasais são constituídas por duas cavidades, separadas por um septo, que se iniciam nas narinas e estendem-se até a faringe. Nessas estruturas estão localizadas células sensoriais que são responsáveis pela percepção de cheiro. Além disso, existem células epiteliais que revestem essas cavidades e são responsáveis por produzir muco, substância que umedece as vias respiratórias e garante que algumas partículas fiquem retidas e não entrem no sistema respiratório. Os pelos do nariz, juntamente ao muco, funcionam como verdadeiros filtros.
Após as cavidades nasais, encontramos a faringe, uma estrutura musculosa comum ao sistema digestório e respiratório. Logo após essa porção, observamos a laringe, uma região dilatada formada principalmente por cartilagem que liga a laringe à traqueia. Essa região apresenta uma proeminência, mais acentuada em homens, que forma o chamado pomo de Adão.
ESPERO TER AJUDADO :)