entre 1500 1822 do território chamado de América portuguesa ocorreu uma série de rebelião discuta o primeiro ponto da video aula
Respostas
Resposta:
Entre os anos de 1500 à 1822 ocorreram em todo várias rebeliões tanto de cunho separatista quanto de nativistas.
Como exemplo de rebeliões nativistas temos a Revolta da Cachaça de 1660 que foram movimentos contra a monopolização da coroa do comércio da aguardente.
Levantes separatistas temos várias sendo a primeira a Inconfidência Mineira de 1789 que tinha como objetivo a separação de Minas Gerias da coroa portuguesa devido a maneira de cobrança de impostos e de dividas das elites locais. Temos a Conjuração Baiana de 1798 que foram levantes das classes baixas inspirados nos acontecimento da Revolução Francesa que queriam liberdade dos escravos, separação da coroa portuguesa.
Já no século XIX temos a Revolução Pernambucana que ocorreu em 1817 devido a perda do protagonismo e a altas dos impostos com a chegada da coroa em terras brasileiras em 1808.
Depois da Independência temos a Confederação do Equador de 1824 que queria a separação do Brasil devido a constituição autoritária regida por Dom Pedro I.
Período regencial tivemos o momento mais instavel da nossa história com vários movimentos cada um com suas reivindicações: revolta dos cabanos, cabanagem, sabinada, balaiada e farropilha.
E por ultimo, quando Dom Pedro II assume o trono temos em 1848 a Revolução Praiera que consistia também em movimentos separatistas.
Explicação: