De que forma a guerra do Chaco influenciou a sucessão de golpes militares no Paraguai, a partir de 1954?
Respostas
Resposta:
Ditadura e golpes políticos
Em 1936, oficiais liderados por Rafael Franco iniciaram a Revolução Febrerista, que realizou a reforma agrária e nacionalizou parte da economia, promovendo uma política populista. Porém, em 1937, Franco foi deposto pelos liberais.
Em seguida, o Paraguai passou por vários golpes políticos, os quais foram interrompidos em 1954, com a queda do presidente Frederico Chávez e a posse do general Alfredo Stroessner. Com o apoio do Partido Colorado, instalou-se uma ditadura no Paraguai, com repressão a manifestações. Somente em fevereiro de 1989, um golpe militar tirou do poder Stroessner, que se refugiou no Brasil. O líder do golpe, Andrés Rodríguez, elegeu-se presidente.
O ex-bispo Fernando Lugo, em abril de 2008, tornou-se presidente do Paraguai com 42,2% dos votos. A partir da coalizão partidária Aliança Patriótica para a Mudança (APC), que reúne partidos de extrema esquerda e de centro-direita, findou-se a hegemonia do Partido Colorado, que governou o país durante 61 anos. Em abril de 2009, o envolvimento de Lugo em um escândalo de paternidade gerou uma grande crise política no país
ESPERO TER AJUDADO
A Guerra do Chaco causou instabilidade política no Paraguai que passou por vários golpes políticos, sendo o último o que levou o general Alfredo Stroessner ao poder.
Assim, instalou-se uma ditadura no Paraguai, com repressão a manifestações. Em 1989 Stroessner foi deposto e assim se refugiou no Brasil.
Golpes na América Latina
Importante citar nessa época houve muitos golpes militares em toda América Latina motivada pelo apoio americano aos militares.
Essa foi uma forma de dominação política da época já que os americanos precisavam do poder ideológico no local para derrotar os soviéticos.
Você pode ler mais sobre a ditadura no Paraguai em: https://brainly.com.br/tarefa/618596
#SPJ2