"Isto é claro - diziam os mareantes - que depois deste Cabo não há aí gente nem povoação alguma (...) e as correntes são tamanhas, que navio que lá passe, jamais nunca poderá tornar."
(Gomes Eanes de Zurara, ca. 1430)
A respeito de todos os temores e incertezas que marcaram a aventura da expansão marítima portuguesa, os aventureiros que nela se lançaram conseguiram desbravar a costa oeste africana, até o seu extremo sul, durante o século XV. Com relação a esses acontecimentos, podemos afirmar que:
a-
a ultrapassagem do Cabo Bojador, em 1600, pela expedição comandada por Vasco Fernandes Coutinho, concretizou uma das primeiras das intenções do infante D. João VI: a de firmar controle sobre o litoral da África subsaariana.
b-a expansão portuguesa no litoral oriental africano levou ao estabelecimento de colônias e ao início, em pequena escala, do tráfico de escravos africanos e asiáticos
c-a crença na existência do reino cristão de Preste João, situado em algum lugar para além dos domínios muçulmanos, foi um dos elementos do imaginário coletivo da época que estimulou a participação de muitos nas expedições direcionadas para o litoral africano.
d-a lenda de que existiu um navegador europeu, chamado Marco Polo, que chegou até as índias depois dos portugueses, obteve muita riqueza, e acabou incentivando os portugueses a das continuidade as conquistas e as grandes navegações
e-os lusitanos se animaram com a descoberta da utilização de uma rota costeando o litoral africano, que já era muito utilizada pelo chineses, indianos e japoneses, que buscavam especiarias na Europa para venderem na Ásia.
fabianacolombo9:
pfvv alguém responde
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
letra A
Professor particular me disse isso, espero que esteja certo. Boa sorteee
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás