• Matéria: Biologia
  • Autor: MLNeves
  • Perguntado 6 anos atrás

01) O reino ​Monera ​compreende todos os organismos unicelulares e procariontes, representados pelas bactérias. Quanto à forma e o tipo de agrupamento as bactérias podem ser classificadas em diferentes denominações. Escreva abaixo de cada imagem o nome específico que corresponde a cada uma dessas formas:

Anexos:

Respostas

respondido por: gabiramos47
2

Resposta:

Essa espécie de bactéria é muito encontrada em regiões úmidas, por isso, estão presentes na água doce e no mar. A grande quantidade de matéria orgânica presente nesses ambientes favorecem o aparecimento desses microrganismos. A estrutura das cianobactérias podem variar, classificando-se em esferas, bastões ou filamentos.

Como vivem em regiões mais profundas, sem nenhuma exceção, todas as cianobactérias são capazes de realizar a fotossíntese, ou seja, elas produzem o próprio oxigênio. Porém, nesses casos, a clorofila está espalhada pelo citoplasma e não nos cloroplastos, como acontece com as plantas. Quando essas bactérias se proliferam, elas produzem um fenômeno chamado de eutrofização.

Arqueobactérias

No reino monera, as arqueobactérias são microrganismos encontrados em ambientes extremos como fontes de água quente, regiões ácidas ou nas profundidades das geleiras, logo, não necessitam de oxigênio para sobreviver. Os tipos mais encontrados de arqueobactérias são: e.coli e a salmonela. Além disso, estão classificadas em:

Bactérias metanogênicas: são exemplos de bactérias anaeróbias, ou seja, elas não necessitam de oxigênio para sobreviver. Elas estão presentes nas regiões mais profundas dos oceanos, em áreas de pântanos e até no sistema digestório de animais ruminantes, como a vaca. Esse tipo de bactéria é capaz de produzir o gás metano. A produção ocorre durante o tratamento de lixo orgânico. Contudo, o gás metano, presente em reservas naturais, foi produzido com a ação destas bactérias há milhões de anos atrás;

Bactérias termófilas extremas: essas bactérias são muito resistentes, capazes de sobreviver em águas com altas temperaturas, variando entre 70º e 150ºC como, por exemplo, as fendas vulcânicas. As termófilas produzem energia através da oxidação do enxofre (quimiossintetizantes). No reino monera, as espécies de arqueobactérias mais encontradas desses grupo são: as Nanoarchaeum equitans, Halobactéria sp., e as Sulfolobus sp;

Bactérias halófilas extremas: dentro do reino monera, as bactérias halóficas são encontradas em áreas aquáticas, onde há uma maior concentração de sal. Portanto, estão presentes no Mar Morto e nas salinas, lagoas formadas pela água do mar, que servem para a produção do sal de cozinha.

Explicação:

se quiser só fassa a 1° parte!

mas bons estudos e que Deus abençoe vocês ❤️⭐


MLNeves: muito obrigado
gabiramos47: dnd foi um prezer responder sua pergunta ^^
Perguntas similares