Freud organizou a estrutura da personalidade em três componentes principais: id, ego e superego. Eles se distinguem por suas funções peculiares e características diferentes.
Marque a alternativa que indica a função do ego:
Escolha uma:
a. o “princípio do prazer”. Presente ao nascimento, ele dota a criança de pulsões instintivas que buscam satisfazer necessidades e obter gratificação imediata. Os comportamentos impulsionados pelo id são impulsivos e podem ser irracionais.
b. denominado eu racional ou “princípio da realidade”, começa a desenvolver-se entre os 4 e os 6 meses de idade. Vivencia a realidade do mundo externo, adapta-se a ela e responde a ela. À medida que se desenvolve e ganha força, procura fazer as influências do mundo externo agirem sobre o id, para substituir o princípio do prazer pelo princípio da realidade (Kaplan & Sadock, 1989).
c. pode ser designado como “principio da perfeição”. Desenvolvendo-se entre os 3 e os 6 anos de idade, internaliza os valores e princípios morais estabelecidos pelos responsáveis primários pelo cuidado do indivíduo.
d. padrões duradouros de perceber, relacionar com o ambiente e consigo mesmo e pensar a respeito disso.
e. designa características de personalidade inatas que influenciam a maneira pela qual o individuo reage ao ambiente e em última análise sua progressão no desenvolvimento.
Respostas
Olá, boa tarde!
Analisando as questões, a alternativa correta é a letra "B":
"Denominado eu racional ou “princípio da realidade”, começa a desenvolver-se entre os 4 e os 6 meses de idade. Vivencia a realidade do mundo externo, adapta-se a ela e responde a ela. À medida que se desenvolve e ganha força, procura fazer as influências do mundo externo agirem sobre o id, para substituir o princípio do prazer pelo princípio da realidade (Kaplan & Sadock, 1989)".
O ego é formado a partir do Id, único que se encontra presente no ser humano desde o seu nascimento.
O ego é responsável por equilibrar os desejos do Id (o prazer) com a busca constante pela perfeição do Superego, e intermediar as suas necessidades.
Além disso, o ego atua no consciente e no inconsciente.
Resposta das outras alternativas:
A. O “princípio do prazer”. Presente ao nascimento, ele dota a criança de pulsões instintivas que buscam satisfazer necessidades e obter gratificação imediata. Os comportamentos impulsionados pelo id são impulsivos e podem ser irracionais. Essa alternativa fala a respeito do Id.
C. Pode ser designado como “principio da perfeição”. Desenvolvendo-se entre os 3 e os 6 anos de idade, internaliza os valores e princípios morais estabelecidos pelos responsáveis primários pelo cuidado do indivíduo. Essa alternativa fala do Superego.
D. Padrões duradouros de perceber, relacionar com o ambiente e consigo mesmo e pensar a respeito disso. Também é Superego.
E. Designa características de personalidade inatas que influenciam a maneira pela qual o individuo reage ao ambiente e em última análise sua progressão no desenvolvimento. Aqui, fala-se novamente do Id.
Espero ter ajudado!