Nas áreas rurais, onde os ambientes de vegetação nativa prevalecem, as maiores modificações
provocadas pelo ser humano são causadas pela
A) Construção de rodovias, ferrovias e túneis.
B) Eliminação da vegetação nativa para dar lugar às plantações
C) Instalação de pontes e barragens nos rios.
D) Implantação de moradias rurais e de indústrias.
Respostas
Resposta:
Bitola
Na construção de uma ferrovia, é preciso definir a bitola da estrada, que afeta custo e eficiência. Bitola larga (maior que 1,43 m) é mais cara, mas tem maior capacidade de acomodação e velocidade. Bitola muito estreita (0,60 m) é utilizada em percursos menores e apenas para carga de minerais ou produtos agrícolas. Uma bitola estreita de 1,00 m permite transporte de cargas diversas e de passageiros com conforto e custo razoáveis.
trem com locomotiva BaldwinTrem com locomotiva Baldwin
Terreno
Definida a bitola, é feito o traçado da ferrovia, que depende do terreno natural de cada região. Geralmente, não é possível evitar pontes, viadutos e túneis, mesmo que encareçam a construção e a manutenção da estrada de ferro. Além disso, nenhuma linha ferroviária é perfeitamente reta e horizontal, sempre há curvas e planos inclinados no percurso, que influenciam o tipo e o custo das operações.
terreno entre estaçõesTerreno entre Jurucê e Brodowski
Pontes e viadutos
Pontes e viadutos são construídos sobre pilares, porém o desejável é evitar muitos desses elementos na água ou no fundo de vales. A construção com arcos aumenta a distância entre pilares, diminuindo a quantidade que seria necessária. O arco é uma forma que tolera compressão e suporta peso vertical acima dele, direcionando forças para as extremidades.
viaduto ferroviárioViaduto da Companhia Mogiana no ramal para Poços de Caldas
Treliças
Na primeira metade dos anos de 1800, surgiram as estruturas feitas com treliças de madeira e, logo depois, de aço. Numa treliça, há elementos conectados que formam unidades triangulares muito firmes e que transferem carga de um ponto para uma área bem mais larga. Pontes treliçadas são econômicas, resistentes a compressão e tração, podem ter barras verticais que suportam piso e teto e permitem cobrir distâncias grandes.
ponte ferroviáriaPonte da estação Entroncamento (A. Martins)
estrutura tipo treliça
Curvas
Curvas em estradas de ferro não podem ser muito acentuadas para não haver redução de velocidade entre estações ou descarrilamento. Mesmo nas curvas bem abertas, foi a invenção de bogies que trouxe maior segurança aos trens. Bogies, também chamados truques, são os conjuntos de rodas que carregam as caixas dos vagões. Um bogie é formado por travessa, laterais, molas, freios e dois rodeiros, cada um com eixo, dois mancais de rolamento e duas rodas.
trem com locomotiva GMTrem com locomotiva diesel-elétrica GM GL8bogieBogie ou truque ferroviário
Dormentes
A segurança de um trem sobre estrada de ferro depende também da estabilidade dos trilhos, que são assentados sobre dormentes protegidos da vibração e do acúmulo de água por um lastro de pedriscos. Os dormentes têm a função de distribuir o peso dos trens no terreno e servir de suporte aos trilhos, mantendo fixa a distância entre eles. Precisam ser rígidos, mas ter alguma elasticidade. A madeira tem essas qualidades e foi o principal material usado para dormentes.
dormentes e trilhosDormentes e trilhos
Trilhos
Os trilhos formam a superfície de rolamento para as rodas das locomotivas e vagões, servindo como apoio e guia. O aço é o melhor material para trilhos pela dureza, resistência e a elasticidade necessária para evitar quebras. As barras têm 10 ou 12 metros e as emendas entre elas são feitas com juntas de dilatação calculadas para permitir expansão e contração do material. O desenho das barras foi se modificando na história até chegar ao formato com cabeça para as rodas e base para ser aparafusada nos dormentes.
roda em trilhoRoda em trilho
Estações
A escolha de um local para estação sempre leva em conta um terreno plano, para segurança do funcionamento dos freios de trens e para colocar mais facilmente em movimento o grande peso do conjunto de máquinas, vagões e cargas. O número de linhas, plataformas e outras instalações depende do tipo de tráfico que o local escolhido recebe. Estações podem ser pequenas, simples paradas ou grandes terminais que recebem várias linhas. A maioria das estações, em todos os países, é pequena e arranjada com a plataforma e edifício principal para os operadores, bilheteria, banheiro e sala de espera. Além disso, há o armazém e depósito de combustível, quando o sistema não é elétrico.
estação ferroviáriaBattlefield Line Railway Station
Caixa d'água
O suprimento de água era fundamental para as locomotivas a vapor. Quase todas as estações tinham uma caixa sobre torre de tijolos ou ferro e algumas tinham uma bomba d'água sobre poço ao lado da linha férrea. As caixas, no Brasil, seguiram o modelo inglês ou belga, de aço e retangulares, e algumas foram feitas com o modelo americano, de madeira ou aço em forma de cilindro. Poucas caixas d'água foram preservadas ao longo das linhas, pois, com a mudança do sistema a vapor para diesel ou eletricidade, perderam sua função original e foram demolidas
Explicação:
A)Construção de rodovias, ferrovias e túneis.