Respostas
Resposta:
CONSEQUÊNCIAS DA SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
O consumo descontrolado dos recursos naturais gera efeitos expressivos:
Ambientais
o desaparecimento dos habitats essenciais para a fauna e flora, ou seja, a extinção de espécies. Existem cerca de 30 milhões de espécies animais e vegetais diferentes no mundo e, delas, mais de 31.000 espécies estavam ameaçadas de extinção atualmente, de acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Econômicos
33% do solo do planeta está degradado em níveis de moderado a alto, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Se a erosão de solo fértil continuar nesse ritmo, os preços dos produtos agrícolas vão inevitavelmente disparar.
Para a saúde
Se não cuidarmos das florestas, haverá menos sumidouros de carbono e, portanto, mais poluição do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar com altos níveis de poluição e sete milhões de pessoas morrem anualmente por conta da contaminação do ar.
SOLUÇÕES PARA COMBATER A SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
O futuro, como afirma a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, representa um desafio duplo aos seres humanos: conservar as múltiplas formas e funções da natureza e criar um lar equitativo para as pessoas em um planeta finito. Se quisermos reverter essa situação, entre outras coisas, será necessário:
Preservar o capital natural
Restaurar os ecossistemas deteriorados e seus serviços.
Conter a perda dos habitats prioritários.
Expandir de forma significativa a rede global de áreas protegidas.
Melhorar os sistemas de produção
Reduzir consideravelmente os objetos, materiais e recursos utilizados no desenvolvimento da vida humana e o volume de resíduos nos sistemas de produção.
Espero ter ajudado!