as revoluções políticas e industriais que marcaram o continente europeu naquele período foram revoluções burguesas? Plz
Respostas
Resposta:
Com a derrota definitiva de Napoleão Bonaparte na batalha de Waterloo pela Sétima Coligação, os governantes acreditavam que os resquícios da Revolução Francesa precisavam ser combatidos e as fronteiras das nações redefinidas. O Conde de Cavour, da França, defendia que as fronteiras de todos os países deveriam retornar tal qual eram antes da revolução de 1789. Assim, também a linhagem dos reis deveria retornar àquele período.
Foi com esses argumentos que Luís XVIII assumiu o trono da França. Todas essas questões e medidas foram definidas no Congresso de Viena. Na ocasião, os representantes das diferentes monarquias europeias se encontraram para negociar e redefinir as fronteiras de cada nação, assim como a forma que os afetados seriam ressarcidos.
No ocorrido, o Czar Alexandre, da Rússia, propôs a criação de um exército mútuo, pronto para invadir qualquer nação que apresentasse algum processo revolucionário. Sua intenção era manter as monarquias cristãs europeias a salvo das ideias iluministas. Tal iniciativa ganharia o nome de Santa Aliança. Juntamento com o Congresso de Viena, ela representa um antecedente das revoluções na Europa do século XIX.
Explicação: