• Matéria: História
  • Autor: andregavet8
  • Perguntado 6 anos atrás

1) De acordo com nossos estudos sobre a Roma no período monárquico, dentro da sociedade romana, as famílias romanas se organizaram em torno de um poder central, chamado? * 1 ponto a) pater famílias, onde o pai era o chefe familiar, um patriarcado. b) mater famílias, onde a mãe era a chefe familiar, um matriarcado. c) comuna familiar, onde a autoridade estava dividida de forma igual para o pai e a mãe. d) anarco familiar, dentro da família não havia um chefe, funcionando de maneira livre.1) De acordo com nossos estudos sobre a Roma no período monárquico, dentro da sociedade romana, as famílias romanas se organizaram em torno de um poder central, chamado? * 1 ponto a) pater famílias, onde o pai era o chefe familiar, um patriarcado. b) mater famílias, onde a mãe era a chefe familiar, um matriarcado. c) comuna familiar, onde a autoridade estava dividida de forma igual para o pai e a mãe. d) anarco familiar, dentro da família não havia um chefe, funcionando de maneira livre.1) De acordo com nossos estudos sobre a Roma no período monárquico, dentro da sociedade romana, as famílias romanas se organizaram em torno de um poder central, chamado? * 1 ponto a) pater famílias, onde o pai era o chefe familiar, um patriarcado. b) mater famílias, onde a mãe era a chefe familiar, um matriarcado. c) comuna familiar, onde a autoridade estava dividida de forma igual para o pai e a mãe. d) anarco familiar, dentro da família não havia um chefe, funcionando de maneira livre.1) De acordo com nossos estudos sobre a Roma no período monárquico, dentro da sociedade romana, as famílias romanas se organizaram em torno de um poder central, chamado? * 1 ponto a) pater famílias, onde o pai era o chefe familiar, um patriarcado. b) mater famílias, onde a mãe era a chefe familiar, um matriarcado. c) comuna familiar, onde a autoridade estava dividida de forma igual para o pai e a mãe. d) anarco familiar, dentro da família não havia um chefe, funcionando de maneira livre.1) De acordo com nossos estudos sobre a Roma no período monárquico, dentro da sociedade romana, as famílias romanas se organizaram em torno de um poder central, chamado? * 1 ponto a) pater famílias, onde o pai era o chefe familiar, um patriarcado. b) mater famílias, onde a mãe era a chefe familiar, um matriarcado. c) comuna familiar, onde a autoridade estava dividida de forma igual para o pai e a mãe. d) anarco familiar, dentro da família não havia um chefe, funcionando de maneira livre.1) De acordo com nossos estudos sobre a Roma no período monárquico, dentro da sociedade romana, as famílias romanas se organizaram em torno de um poder central, chamado? * 1 ponto a) pater famílias, onde o pai era o chefe familiar, um patriarcado. b) mater famílias, onde a mãe era a chefe familiar, um matriarcado. c) comuna familiar, onde a autoridade estava dividida de forma igual para o pai e a mãe. d) anarco familiar, dentro da família não havia um chefe, funcionando de maneira livre.


golminimoises: vlw man tmj:3
heloisasalvaticopint: nss que texto
viniciusgiacomin: nss que texto omg
fabi8195: oi
thaissagabriely8: eu errei a 2
thaissagabriely8: era d
mariazopo: a 1 e A e a 2 e B
Anônimo: Obg fulano
eyshilavitalino: obg,certinho é 1 A 2 B!
josekito66: 1 a 2 b

Respostas

respondido por: winederrn
149

O gabarito da questão é dado pela letra (A).

Letra A: pater famílias, onde o pai era o chefe familiar, um patriarcado.

O poder central era conhecido como patriarcado.

No período monárquico romano (753 a.C. - 509 a.C.), os homens eram os responsáveis pelo poder - na figura do rei - e pela elaboração das leis.

Naquela época, nem se pensava em conceder direito ao voto às mulheres, que eram proibidas de executar trabalhos que demandassem tomadas de decisões importantes para a sociedade romana como um todo.

Sendo assim, podemos considerar que apenas os homens mais cultos e ricos possuíam privilégios dentro da sociedade romana, que era marcada pela força dos chefes de famílias.

Lute pela realização dos seus sonhos!


jessicapaulade03: obrigado muito obrigado pela a ajuda
fabianamorais112009: obg]
respondido por: queremcassia2211
1

A sociedade romana no período monárquico era centralizada pela figura do Pater Famílias, que era uma espécie de figura patriarcal, e, portanto, um chefe familiar. Deste modo podemos entender a alternativa “A” como correta.  

O Pater Famílias era o chefe máximo quando se tratava da dinâmica familiar, já quando falamos da dinâmica social e estatal os poderes eram organizados também de forma hierárquica.  

Começando pelo rei, o senado e seguido pelo povo, desta forma cada parte tinha de certo modo seu “poder”, mas ainda assim, o rei tinha função política, ou seja, tinha poder sobre os cidadãos.  

Quer saber mais sobre o assunto?

https://brainly.com.br/tarefa/4235680

Anexos:
Perguntas similares