Leia o texto para responder a questão : Canção do exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá, As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras; Onde canta o Sabiá. Gonçalves Dias Na poesia, o poeta pretende *
a) não retornar mais à sua pátria apesar de suas belezas.
b) enaltecer sua pátria, considerando-a superior à terra do exílio.
c) demonstrar as belezas naturais de sua pátria.
d) recordar os bosques, as várzeas, as palmeiras e o canto do Sabiá.
Respostas
Resposta:
Letra C a poesia mostra ele demostrando as belezas da sua terra.
Bons Estudos
Na poesia, o poeta acaba por demonstrar as belezas naturais de sua pátria, e por isso a alternativa correta é a letra C.
Análise sobre a Canção do Exílio:
No texto, percebe-se que o autor busca enfatizar as belezas naturais que existem em suas terras, evidenciando que lá a natureza é mais bela do que nos demais lugares.
Essa poesia acaba por ter tons nacionalistas, onde o autor acaba por evidenciar o seu apreço pelas suas terras, querendo dizer que há mais beleza onde ele vive.
Ele diz que em suas terras há palmeiras, mais estrelas, mais flores, mais vida e mais amores. Busca a todo instante expressar a ideia de que em seu lugar há mais beleza.
Veja mais sobre a Canção do Exílio em:
https://brainly.com.br/tarefa/6114833