Os holandeses viveram no território brasileiro durante 24 anos (1630 a 1654). Eles ocuparam Pernambuco, justamente a região que mais produzia açúcar no século XVII. Maurício de Nassau, um dos governantes holandeses no Brasil, promoveu melhorias no Recife, fez alianças com os senhores de engenho. Mas, depois de vários confrontos com os portugueses, os holandeses foram expulsos. Explique como esse fato (a expulsão dos holandeses) provocou a crise do açúcar brasileiro.
Respostas
Resposta:
Os portugueses deram fim à União Ibérica (Portugal e Espanha) e empossaram D. João IV como novo rei de Portugal. Houve uma necessidade de recuperação do desgaste econômico gerado pela Espanha e uma urgente recuperação de terras brasileiras, então sob o domínio dos holandeses.
A presença holandesa colocava em desenvolvimento a economia açucareira e os senhores de engenho se mostraram insatisfeitos com a exigência em pagar impostos altos contraídos pela colônia para as lavouras de cana.
Então, em 1645, ocorreu a Insurreição Pernambucana, onde mobilizou donos de terras em favor da expulsão dos holandeses do Brasil. Com a chegada de reforços militares portugueses, essa expulsão acelerou-se.
Portugal pagou cerca de 63 toneladas de ouro como indenização aos holandeses que foram embora do nordeste definitivamente em 1654.
Espero ter ajudado....