Há muitos anos, se observou que a população francesa, apesar do elevado consumo de gordura saturada, apresentava baixos índices de doenças coronarianas, o que ficou conhecido como "paradoxo francês". Desde então, vários estudos epidemiológicos têm mostrado associação inversa entre o consumo de polifenóis (principalmente o resveratrol), presentes não só no vinho, mas também em suco de uva e na pele e sementes da fruta, e a incidência de Doenças Cardiovasculares, em especial a aterosclerose. A aterosclerose é caracterizada pelo estreitamento ou oclusão da artéria por um ateroma, o qual é constituído por diversos elementos, como lipídios, elementos fibrosos, plaquetas, monócitos e cálcio. Neste caso, as lesões iniciais do processo aterosclerótico podem ser provocadas por diversos agentes e condições fisiopatológicas, como uso de tabaco, hipertensão arterial, obesidade, diabetes mellitus tipo 2, excesso de colesterol total, baixos níveis de lipoproteína de elevada densidade (HDL-c), e, especialmente, elevados níveis de LDL-c, a qual pode se acumular na camada íntima da artéria.
Os compostos fenólicos da uva e seus derivados, como o vinho tinto, atuam como
Escolha uma:
a.
oxidantes e desempenham papel relevante na produção da LDL-c e no aumento de mediadores inflamatórios, atenuando, assim, o processo aterosclerótico.
b.
antioxidantes e desempenham papel relevante na produção da oxidação da LDL-c e na redução de mediadores anti-inflamatórios, atuando no processo pró-aterosclerótico.
c.
oxidantes e desempenham papel relevante na prevenção da redução da LDL-c e no aumento de mediadores inflamatórios, atenuando, assim, o processo aterosclerótico.
d.
antioxidantes e desempenham papel relevante na prevenção da oxidação da LDL-c e na redução de mediadores inflamatórios, atenuando, assim, o processo aterosclerótico.
e.
antioxidantes e desempenham papel relevante na prevenção da oxidação da LDL-c e no aumento de mediadores inflamatórios, atuando no processo pró-aterosclerótico.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
A
Explicação:
antioxidantes e desempenham papel relevante na prevenção da oxidação da LDL-c e na redução de mediadores inflamatórios, atenuando, assim, o processo aterosclerótico.
CORRIGIDO PELO AVA !
respondido por:
3
Resposta:
antioxidantes e desempenham papel relevante na prevenção da oxidação da LDL-c e na redução de mediadores inflamatórios, atenuando, assim, o processo aterosclerótico
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás