Respostas
Resposta:
à educação reproduziu o padrão de desigualdade da sociedade, já que o acesso não é para todos, em especial, para as classes menos favorecidas. No campo da educação superior, as desigualdades sociais e educacionais interagem particularmente.
Explicação: no Brasil a cor da pele também é elemento essencial nas análises sobre as desigualdades de acesso à educação:
Resposta:
a crise econômica sem precedentes pela qual o Brasil vem passando causou uma piora nos serviços públicos, sobretudo em razão da diminuição na arrecadação de impostos e a da consequente redução dos gastos estatais. um exemplo disso é o recente contingenciamento de parte das verbas das universidades públicas anunciado pelo atual governo, que gerou protestos e aumentou o debate sobre o financiamento dessas escolas superiores.
uma das características que mais chamam a atenção nas universidades públicas brasileiras é o perfil dos alunos que as frequentam, já que a maioria desses estudantes é de famílias ricas. isso se deve à dificuldade das provas dos vestibulares de acesso a tais escolas, nos quais são aprovados aqueles que obtiveram melhor preparação nos ensinos fundamental e médio, ou seja, quem teve condição de pagar pela educação.
dentre as consequências dessa barreira que os estudantes com poucas condições financeiras encontram p entrar nas universidades públicas é públicas, está a manutenção da desigualdade existente no país, uma vez que, eles que eles têm poucas chances de acesso àquelas carreiras profissionais, às quais o mercado oferece mais vagas e com melhores salários.
espero ter ajudado! se puder colocar como a melhor resposta, ficarei grata.