• Matéria: Biologia
  • Autor: Candycrazy
  • Perguntado 6 anos atrás

A Genética estuda a transmissão das características hereditárias e, como toda área da Biologia, apresenta diversos conceitos, como genótipo, fenótipo, genoma, genes alelos ou cromossomos homólogos. O texto descreve a relação do tipo sanguíneo e a infecção pelo coronavírus.



Os pesquisadores, liderados pelos médicos Andre Franke, da Universidade Christian-Albrecht de Kiel, na Alemanha, e Tom Karlsen, do Hospital Universidade de Oslo, na Noruega, também descobriram uma relação entre a gravidade da covid-19 e o tipo sanguíneo. O risco de casos graves de covid-19 é 45% maior para pessoas com sangue tipo A do que pessoas com outros tipos sanguíneos, e parece ser 35% menor para pessoas com sangue tipo O.

CHANDER, W. Tipo sanguíneo e genes estão ligados à covid-19 grave, mostra estudo. Disponível em: . Acesso em: 7 ago. 2020.



Com base na leitura do texto, é possível associar o risco de casos graves de covid-19 ao


(A)
genótipo do indivíduo.


(B)
genoma do indivíduo.


(C)
fenótipo do indivíduo.


(D)
cromossomo do indivíduo.

Respostas

respondido por: lucasbr16378
0

Resposta:

d

Explicação:

respondido por: schwarzeneggger
7

Resposta: A

Explicação: Determinação genética dos tipos sanguíneos do sistema ABO

Portanto, se uma pessoa possui o genótipo IA IA e uma outra pessoa apresenta o genótipo IA i, as hemácias de ambas apresentam o aglutinogênio A, ou seja, elas apresentam tipo sanguíneo A.

Perguntas similares