Com relação ao esquema,
a. Escreva o nome do processo que levou ao aparecimento de todas as espécies atuais, a partir de um
ancestral comum.
b. Escreva o nome do processo que originou as variações notadas na forma e tamanho dos bicos, em
diferentes ambientes e ajustados a diferentes tipos de alimentos.
c. Cite dois mecanismos que poderiam impedir as espécies A e B de se tornarem uma única espécie.
Conceitue um desses mecanismos.
Respostas
Resposta: A= irradiação adaptativa
B= seleção natural
C= mecanismo I isolamento reprodutivo
Mecanismo II isolamento geográfico ou mutação
a. O nome do processo que levou ao aparecimento de todas as espécies atuais, a partir de um ancestral comum, se denomina: descender com modificações.
Portanto, descender com modificações fora a nomenclatura determinada por Charles Darwin, onde defendia que as espécies se modificam ao longo do tempo, dando origem a novas espécies, mas sempre mantendo um ancestral em comum.
Determinada teoria, combate a ideia de que as espécies são imutáveis, de modo uma das correntes do darwinismo (teoria evolucionista baseado nas ideia de Charles Darwin) é a ancestralidade comum, presente na questão enunciada.
A ancestralidade comum pode ser demonstrada nas características homólogas, ou seja, possuem semelhanças entre si, entretanto, funções diferentes.
b. O nome do processo que originou as variações notadas na forma e tamanho dos bicos, em diferentes ambientes e ajustados a diferentes tipos de alimentos, foi a: seleção natural.
Isto porque, devido a limitação dos recursos, os organismos que possuíam características específicas, as quais facilitavam a sobrevivência e reprodução, possuem uma consequência natural, de obter mais descendentes do que os demais, fazendo com que as características aumentem cada vez mais entre as gerações.
Nesse sentido, a seleção natural faz com que as espécies tornem mais adaptadas ao seu ambiente ao longo do tempo, sendo assim, pode-se concluir que, para que ocorra, requer a existência de variações genéticas em um grupo.
A seleção natural faz com que as populações se tornem adaptadas, ou cada vez mais bem integradas a seus ambientes ao longo do tempo. A seleção natural depende do ambiente e requer a existência de variações genéticas em um grupo.
Portanto, esse é o processo responsável pelas variações nas formas e tamanhos bicos, ambientes e tipos de alimentos.
c- Os dois mecanismos que poderiam impedir as espécies A e B de se tornarem uma única espécie é o: isolamento reprodutivo.
Isolamento reprodutivo, é o processo pelo qual membros de duas populações são impedidos (de modo total ou parcial), de se cruzarem ou de gerarem descendentes férteis.
Entretanto, este é um dos principais fatores que permitem o surgimento de uma nova espécie, havendo maneira que facilitam o isolamento reprodutivo: fatores genéticos e populações que ocupam nichos ecológicos diferentes.
O isolamento reprodutivo pode ocorrer também com o isolamento geográfico, mudando o fluxo da genética, e por conseguinte, gerando o isolamento geográfico.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/1982146
Quaisquer dúvidas, deixa nos comentários.
Bons estudos :)
B= irradiação adaptativa.