No Capítulo I de seu livro, Gérad Fourez (2005) destaca que para refletir sobre problemas da sociedade e sobre as questões humanas, de maneira científica e usando a filosofia como um aporte questionador, é preciso possuir ferramentas específicas para falar do mundo. Desta forma, cita o filósofo Bernstain que criou como possibilidades linguísticas, dois termos denominados de “Código Restrito” e “Código Elaborado”. O autor ainda relaciona esses códigos com a metáfora de Gaston Bachelard “o apartamento, o porão e o sótão”, supondo níveis diferentes de conhecimento.
Marque a questão que corresponde ao entendimento dos conceitos “ código restrito ” e “código elaborado”, utilizados no conhecimento científico:
Escolha uma:
a. Podemos inferir do texto que a metáfora sugerida destaca que o equilíbrio humano se dá nas passagens equânime e alternada pelos três ambientes, utilizando a perspectiva filosófica em cada um dos momentos.
b. Código Restrito é a linguagem do dia a dia. Caracteriza-se pelo fato daqueles que o usam compartilharem de pressupostos comuns. O discurso científico não entra nessa categoria.
c. O Código Restrito é para falar de questões nas quais os conceitos e definições dependem muito do ponto de vista subjetivo dos interlocutores envolvidos. Nesse Código, os interlocutores não convergem obrigatoriamente e necessariamente para um ponto comum.
d. A distinção entre os dois Códigos pode ser ilustrada metaforicamente como uma casa que possui, além do ambiente de vivência habitual, código restrito; um sótão e um porão, código elaborado, onde vamos para refletir sobre o significado das coisas.
e. Comparando, o Código Elaborado corresponderia ao raciocínio das pessoas dentro da caverna, em “O Mito da Caverna”.
Limpar minha escolha
Respostas
respondido por:
0
Resposta: letra d
Explicação: so confia
juarezjuniormfj:
Tem certeza?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás