Nações são imaginadas, mas não é fácil imaginar. Não se imagina o vazio e com base em nada. Os símbolos são eficientes quando se afirmam no interior de uma lógica comunitária afetiva de sentidos e quando fazem da língua e da história dados ‘naturais’ e ‘essenciais’; pouco passíveis de dúvida e questionamento. O uso do ‘nós’, presente nos hinos nacionais, nos dísticos e nas falas oficiais, faz com que o sentimento de pertença se sobreponha à ideia de individualidade e apague o que existe de ‘eles’ e de diferença em qualquer sociedade"
1 - Com base no texto lido, explique o significado de "nações imaginadas"
2 - Agora, escreva o que podemos compreender por sentimento "comunitário nacional" e patriótico e sugira um exemplo de símbolo nacional conhecido por você.
Respostas
Resposta:
os símbolos são eficientes quando se afirmam no interior de logística comunitária.
Explicação:
por exemplo: nós Moçambique temos o direito de respeitarmos abandeira naçional, porque a nossa bandeira representa tudo aquelo que nòs todos moçambicanos somos.
1 - De acordo com o texto, o conceito que estabelece o que é uma nação é formado por um conjunto de símbolos e valores considerados comuns entre uma população específica. Portanto, nações são constituídas por estes elementos "imaginados" que unificam um grande número de pessoas com certa facilidade.
2 - O "sentimento comunitário nacional" pode ser compreendido a partir da leitura do texto, como sensações evocadas por símbolos de fácil identificação como representação de uma unidade nacional, e podem ser tanto materiais como imateriais. Por exemplo, a bandeira do Brasil é um símbolo nacional tanto quanto a cultura de se jogar futebol nas ruas cotidianamente.
Contextualizando o conceito de nação
A consolidação de certos símbolos nacionais pode se dar a partir das esferas políticas, geográficas e culturais. Todos estes fatores influenciam na compreensão de uma população sobre o que significa ser daquele país e "pertencer" a uma nação.
O sentimento de nacionalismo expresso no texto surgiu com os primeiros Estados nacionais europeus no alvorecer da Idade Moderna, e consolidou-se na contemporaneidade a partir da Segunda Revolução industrial, que por um lado acelerou a globalização, e por outro, escancarou as fronteiras políticas do que se compreende como as diferentes manifestações do conceito do que constituem diferentes nações.
Saiba mais sobre nação em https://brainly.com.br/tarefa/19058794
#SPJ2