• Matéria: Artes
  • Autor: willamscampos2012
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o excerto a seguir:

"A moda e o figurino não são sinônimos, a figurinista Duncan (2007) explica que os figurinistas decodificam e recodificam um figurino para o público da atualidade, ou seja, eles não seguem fielmente os códigos velhos (código da indumentária de épocas passadas), isso tornaria a comunicação impossível. E exemplifica, ao caracterizar uma personagem de prostituta do século XIX, que o figurino não será um retrato fiel da indumentária real utilizada por essa profissional, pois o resultado final da caracterização da personagem não teria a sensualidade necessária para a identificação na cultura atual."

Fonte: SOUZA, C.O. O Figurino, A Narrativa e os Movimentos Artísticos nos Filmes de Guel Arraes. Natal: Edufrn, 2017.

Com base nas informações acima e no conteúdo estudado, análise as afirmativas abaixo:

I. O figurino deve seguir rigorosamente os aspectos plásticos da época que pretende representar, não existe licença poética nesse caso.

II. O figurino pode adaptar o vestuário com objetivo de chamar a atenção do espectador.

III. Muitas vezes a caracterização de um personagem se estabelece na mistura de estilos e épocas.

IV. A maquiagem, diferente do figurino, não deve ser adaptada, ela tem que seguir à risca as características da época na qual a história é narrada.

É correto apenas o que se afirma em:


( A ) I e II.


( B ) I, II e III.


( C) II e III.


( D ) I e IV.


( E ) III e IV

Respostas

respondido por: roseferreirasilva0
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Resposta:

Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, programa, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino.

É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens. Para elaborá-lo, o figurinista deve levar em conta uma série de fatores, como a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico dos atores e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte.

Nos Estados Unidos, na França e na Itália, o figurino está diretamente ligado ao designer e à comunicação visual, e existem cursos específicos para a sua formação.

No Brasil a pioneira no estudo de Figurino foi Sophia Jobim.[1]


roseferreirasilva0: obgd
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