O sistema ABO classifica o sangue humano em quatro em tipos sanguíneos, denominados A, B, AB e O. E estes grupos sanguíneos são determinados por três alelos: IA, IB e i. A tabela abaixo mostra os genótipos correspondentes a cada tipo sanguíneo (fenótipo). Com base nestas informações, responda: Em um casamento de um homem de tipo sanguíneo B, com uma mulher de tipo sanguíneo A, nasce um filho considerado doador universal. Nesta situação, qual a probabilidade deste casal vir a ter um filho com tipo sanguíneo AB? Justifique.
Respostas
Boa tarde
A probabilidade é de 1/8 ou 12,5%
- E como saber disso ?
Para respondermos a essa pergunta, temos que nos lembrar dos possíveis genótipos do sistema sanguíneo ABO.
- Como assim ?
Por exemplo, o sangue A pode ser dado por 2 genótipos :
- O homozigoto dominante (representado por )
- O heterozigoto (representado por )
- E o sangue B ?
Também pode ser dado por 2 genótipos :
- O homozigoto dominante (representado por )
- O heterozigoto (representado por )
- E o sangue O ?
Diferentemente dos sangues A e B, o sangue O só é dado por 1 genótipo
- E que genótipo é esse ?
Seria o homozigoto recessivo (representado por )
- E o sangue AB ?
Também é codificado por apenas 1 genótipo, que seria o heterozigoto (representado por )
- Mais alguma coisa que precisamos saber ?
Sim, de 3 regras :
- A regra do E
- A regra do OU
- A regra do menino/menina
- O que diz a regra do menino/menina?
Nos diz que sempre que a questão especificar a probabilidade de nascer um menino ou uma menina, nós devemos multiplicar OU somar por 1/2, isso porque existe 50% (1/2) de chance de você nascer menino, e 1/2 de chance de nascer menina
- E o que diz a regra do E ?
Sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós multiplicaremos as possibilidades, por exemplo, vamos dizer que a questão nos pede :''qual a probabilidade de nascer um menino E uma menina ?'', seria de 1/4 ou 25%, isso porque pegaríamos a possibilidade de ser menino (1/2) e multiplicaríamos pela probabilidade de ser menina (1/2), 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%
- E o que diz a regra do OU ?
Sempre que a questão pedir a possibilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós devemos somar as possibilidades, por exemplo :''qual a probabilidade de nascer um menino OU uma menina ?'', seria de 100%, isso porque pegaríamos a possibilidade de ser menino (1/2) e somaríamos com a de ser menina (1/2), 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%
Agora que sabemos disso, podemos resolver a questão :
- Qual o primeiro passo para resolvermos ?
Bom, o primeiro passo é nós anotarmos os genótipo do pai e da mãe, a questão nos disse que o homem é do sangue B, a mulher do sangue A, porém não nos disse diretamente qual é o tipo sanguíneo dos dois (heterozigoto ou homozigoto).
- Como assim diretamente ?
A questão indiretamente nos disse que os 2 possuem sangues heterozigotos, a mulher é e o homem é , e isso só foi possível porque nos disse que eles tiveram um filho com sangue O (considerado doador universal)
- E por que são heterozigotos ?
Pois a única possibilidade, de uma mãe com sangue A com um marido de sangue B, se casarem e terem um filho com sangue O é se ambos forem heterozigotos.
- Fazendo o cruzamento entre 2 heterozigotos para os sangues :
Esse caso, na verdade, é o único que vai gerar os 4 tipos sanguíneos, tanto A (do tipo heterozigoto), quanto o sangue B (heterozigoto), quanto o sangue AB, e o sangue O. Tendo 25% (1/4) de possibilidade para cada. Só que ele especificou a probabilidade desse casal vir a ter um filho.
- Encontrando a possibilidade total :
1/2 (probabilidade de ser menino) x 1/4 (probabilidade de nascer com sangue O) = 1/8 ou 12,5 %
Bons estudos e espero ter ajudado