• Matéria: Biologia
  • Autor: ketiley18
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual a diferença entre ser portador do HIV e ter AIDS?​

Respostas

respondido por: gabylikespeach
6

Uma pessoa, após ter sido infectada pelo vírus HIV, pode permanecer muitos anos sem desenvolver nenhum sintoma. Nesse caso, dizemos que a pessoa está vivendo com HIV.

A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando a pessoa apresenta infecções oportunistas (que se aproveitam da fraqueza do organismo, como tuberculose e pneumonia) devido à baixa imunidade ocasionada pelo vírus.


ketiley18: Obrigada, me ajudou bastante!!!
respondido por: litxlitz
2

Inicialmente é necessário diferenciar presença do vírus HIV e AIDS. Toda pessoa que tem AIDS é portadora do vírus HIV, porém nem todos que tem vírus HIV possuem AIDS. Parece estranho, mas funciona da seguinte maneira: quando a pessoa entra em contato com o vírus HIV ela desenvolve um processo infeccioso, com sintomas semelhantes à gripe: febre, dor no corpo, cansaço, prostração…. Os sintomas desaparecem espontaneamente e o paciente torna-se portador do vírus HIV. Pode permanecer assim por muitos anos, sem nenhum sintoma. A partir do momento que começa a apresentar infecções oportunistas (candidíase oral, infecções respiratórias e intestinais frequentes,…) significa que há um comprometimento da resposta imune e, nesse caso, demonstra que deixou de ser apenas um portador assintomático para ser um doente com AIDS.

O HIV é um retrovírus, pois é formado por RNA que, a partir do momento que entra na célula, precisa produzir DNA para que possa incorporar seu material ao DNA da nossa célula. Por isso o termo retro, pois faz o processo ao contrário (de RNA para DNA). Infecta seletivamente nossos linfócitos (leucócitos) do tipo CD4, que são os principais gerenciadores da resposta imune. Com a multiplicação do vírus e a crescente destruição dos CD4, a resposta imune fica severamente comprometida e o organismo fica susceptível à infecções por microrganismos pouco patogênicos (oportunistas), podendo levar à óbito por um agente que não costuma causar doença em pessoas imunocompetentes (sistema imune funcionando adequadamente). Por isso o conceito de que uma pessoa morreu de AIDS é equivocado, visto que a causa mortis é complicação de processos infecciosos originados pela imunodeficiência provocada pelo vírus HIV.

ESPERO TER AJUDADO :)

Perguntas similares