Fazer uma REDAÇÃO sobre: a importância que as sementes sejam dispersas longe das plantas através da polinização.
Respostas
As sementes, estruturas formadas a partir do ovário após o processo de fecundação, são extremamente importantes para o vegetal. Essas estruturas estão ausentes nos grupos de plantas conhecidos como briófitas e pteridófitas e ocorrem somente em gimnospermas e angiospermas.
→ Como a semente é formada?
A semente é formada a partir do desenvolvimento de um óvulo, que é constituído pelo nucelo (parte interna do óvulo), por um ou dois tegumentos (camada protetora) e por uma micrópila (abertura no tegumento que serve de porta de entrada para o tubo polínico). O óvulo contém em seu interior a oosfera, que é o gameta feminino da planta.
Após germinar, o grão de pólen forma o chamado tubo polínico, o qual penetra pela micrópila e libera os núcleos espermáticos (gameta masculino) dentro do óvulo. Um núcleo espermático fecundará a oosfera e formará o embrião, iniciando a transformação do óvulo na semente. Desse modo, podemos dizer que a semente nada mais é que um óvulo maduro contendo um embrião.
Leia também: Plantas carnívoras
→ Estrutura da semente
A semente apresenta uma estrutura básica: todas elas são formadas por revestimento, nutrientes e embrião. O revestimento da semente é formado a partir dos tegumentos dos óvulos e garante a proteção do embrião. Os nutrientes presentes na semente ajudarão a planta no início do seu desenvolvimento. Por fim, temos o embrião, que é formado após a fecundação da oosfera (gameta feminino). Após seu desenvolvimento, o embrião dará origem a uma nova planta.