descreva um resumo sobre a influência dos jogos populares para cultura Negra indígena e Portuguesa
Respostas
Resposta:
Este trabalho buscou fazer um resgate da teoria e prática dos jogos, brinquedos e
brincadeiras de origem africana com alunos do 6º ano do Colégio Estadual de Vila
Ajambi. Com o avanço das tecnologias as maneiras de brincar foram sofrendo
mudanças significativas que acabou levando as crianças a se distanciarem das
brincadeiras coletivas. Antigamente as brincadeiras eram praticadas nas ruas,
parques, praças, hoje as crianças já não vivenciam estas experiências com tanta
frequência e liberdade devido a diversos fatores, como a violência e o aumento dos
aparatos tecnológicos. As tecnologias abriram espaços para brincadeiras voltadas
para os jogos individuais, dificultando a interação com outras crianças. A teoria e
prática aplicadas através do caderno pedagógico teve como objetivo fazer um
resgate dos jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais e da cultura africana,
levando os alunos a interagir com os colegas de classe e alunos de outra turma.
Como abordagem metodológica foi utilizada a pesquisa qualitativa, na modalidade
de pesquisa – ação, com objetivo de desenvolver competências que permitam
orientar, produzir, resgatar, vivenciar os jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura
africana. Para coleta de dados foram utilizados questionários direcionados aos pais
e alunos para constatar o conhecimento prévio a respeito de alguns jogos,
brinquedos e brincadeiras de origem africana. Ao final do trabalho observou-se uma
mudança significativa no comportamento dos alunos em relação aos jogos e
brincadeiras desenvolvidos durante o projeto, algumas brincadeiras eles pedem que
sejam praticadas durante as aulas de educação física, e uma melhora nas relações
interpessoais e convivência entre os demais educandos
Explicação:
Explicação: de acordo com Kishimoto(1993), foi introduzido nas vidas das crianças brasileiras o folclore português, adivinhas e as parlendas, e também personagens como bicho-papão, a mula sem cabeça, a cuca, lobisomem, e outros, trazido pelos portugueses e consequentemente se originaram brincadeiras infantis tendo estas personagens.