• Matéria: Administração
  • Autor: felipeoliveiraa1407
  • Perguntado 6 anos atrás

Caro(a) aluno(a), De acordo como com CPC 00 (R2) - Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro: "O reconhecimento vincula os elementos, o balanço patrimonial e a demonstração do resultado e a demonstração do resultado abrangente, conforme abaixo [...]: (a) no balanço patrimonial no início e no final do período de relatório, total do ativo menos total do passivo equivale ao total do patrimônio líquido; e (b) alterações reconhecidas no patrimônio líquido durante o período de relatório compreendem: (i) receitas menos despesas reconhecidas na demonstração do resultado e na demonstração do resultado abrangente; mais (ii) contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio, menos distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio." Ainda, segundo o item 1.17 do mesmo pronunciamento contábil: "O regime de competência reflete os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre reivindicações e recursos econômicos da entidade que reporta nos períodos em que esses efeitos ocorrem, mesmo que os pagamentos e recebimentos à vista resultantes ocorram em período diferente. " Com base no CPC e nos seus conhecimentos, compartilhe sua opinião, comentando sobre: a)a importância do regime de competência na demonstração do resultado do exercício, e; b)seus efeitos ou consequências do não cumprimento do regime de competência na contabilidade. Recomendações bibliográficas para leitura: COMITÊ, DE PRONUNCIAMENTOS CONTABEIS. CPC 00 (R2): Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro. Brasília, nov., 2019.

Respostas

respondido por: ronaldogomeseletrica
1

Resposta:

a) Dentro da contabilidade existem dois tipos de regime, que são o de caixa e de competência. O regime de caixa leve em consideração apenas as entradas e saídas de capital, portanto recebimentos e pagamentos, já o regime de competência leve em consideração a ocorrência do fato gerador, independentemente do recebimento ou pagamento.

b) O regime de competência é obrigatório para satisfazer as necessidades do fisco, ou seja, legalmente é aceitos para apresentação de balanço as contas com o regime de competência, a utilização de um regime de caixa para a apresentação ao fisco mudaria o cenário e alteraria o lucro.

Explicação:

Perguntas similares