A partir do poema “A catedral”, de Alphonsus de Guimaraens, explique as seguintes características simbolistas:
a) Pessimismo
b) Misticismo e espiritualismo
Respostas
Sobre o poema “A catedral”, de Alphonsus de Guimaraens e suas características simbolistas:
A - Pessimismo:
As marcas de pessimismo encontradas no poema “A catedral” de Alphonsus de Guimaraens, dizem respeito a morte. Observe a primeira estrofe do poema, onde é possível ler as expressões "evapora", "agoniza", "paz do céu risonho", ou seja, conceitos relativos à partida, despedida:
Entre brumas, ao longe, surge a aurora.
O hialino orvalho aos poucos se evapora,
Agoniza o arrebol.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece, na paz do céu risonho,
Toda branca de sol.
Além disso a repetição do verso "Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!", reforça a ideia de piedade em relação a quem está partindo, e ao longo do poema, há a descrição de que a luz se torna mais fraca, gerando a penumbra.
B - Misticismo e espiritualismo:
São representados através da religiosidade, observe:
A catedral ebúrnea do meu sonho,
Onde os meus olhos tão cansados ponho,
Recebe a bênção de Jesus.
Ou seja, as menções a "Jesus" e "benção", são relacionadas diretamente com o religioso, não apenas neste trecho, mas também ao longo do poema.
No verso: "A catedral ebúrnea (de marfim) do meu sonho", há um jogo de palavras que não deixam claro se os fatos estão acontecendo, ou são apenas devaneios.
Aprenda mais sobre o poeta Alphonsus de Guimaraens:
https://brainly.com.br/tarefa/12681675
Bons estudos!
O poema "A catedral" exemplifica características do simbolismo, como o pessimismo e o misticismo/espiritualismo.
Pessimismo simbolista
O simbolismo se debruçou sobre questões existenciais, como:
- a vida;
- a morte
- o amor.
Não era incomum que essas temáticas fossem tratadas de forma pessimista. Podemos verificar essa tendência no poema "A catedral", em versos como:
- A tarde esquiva: amargurada prece / Põe-se a lua a rezar: neste trecho, a lua é apresentada como um símbolo de melancolia, que reza uma prece caracterizada como amarga.
- E o sino chora em lúgubres responsos / "Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!": neste trecho, o nome do autor aparece em anúncio do sino que chora e que o caracteriza como "pobre", no sentido de "coitado", "infeliz".
- O céu é todo trevas: o vento uiva / Do relâmpago a cabeleira ruiva / Vem açoitar o rosto meu: aqui, a natureza é caracterizada de forma negativa, que agride o eu lírico. Essa interpretação dos fenômenos naturais revela uma visão pessimista por parte de quem os observa
Por fim, nos versos finais, o eu lírico menciona que a catedral de seu sonho afunda-se no caos do céu medonho, revelando uma perspectiva negativa que aguarda o eu lírico.
Misticismo/espiritualismo simbolista
A abordagem simbolista é perpassada por misticismo e espiritualismo.
No poema, isso pode ser percebido pela referência a sinos - ligados à religiões cristãs - e ao menino Jesus. Além disso, a abordagem mística pode ser observada pela referência constante à catedral.
Além disso, a temática é voltada ao espaço do sonho, ou seja, trata-se de uma abordagem mais espiritualista, e não materialista.
Espero ter ajudado!
Para saber mais sobre simbolismo, veja: https://brainly.com.br/tarefa/8741242