A epiderme é formada por camadas, onde as principais células são os queratinócitos. Ao ascender pela epiderme, após o queratinócito se duplicar por mitose, na camada mais interna, este sofre um processo de diferenciação celular.
Sobre a diferenciação celular do queratinócito nas camadas da epiderme, pode-se dizer:
I- Na camada basal, os queratinócitos formam uma única camada de células cúbicas.
II- Os queratinócitos da camada espinhosa são células poligonais achatadas, com citoplasma carregado de grânulos de querato-hialina e queratinossomos (ou corpúsculos de Odland).
III- Na camada granulosa, os queratinócitos apresentam-se como células poligonais, e mantêm-se unidas por desmossomos.
IV- Os queratinócitos da camada córnea são células anucleadas e achatadas, com aspecto de lâminas sobrepostas, ricas em queratina e não possuem organelas.
De acordo com as afirmações acima, estão corretas as alternativas:
Escolha uma:
a. I e III.
b. I e IV.
c. II e III.
d. II e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
eu acho que a opção é b
São as células mais presentes na epiderme (representam 80% das células epidérmicas). Os queratinócitos formam as cinco camadas da epiderme: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida e camada córnea. A camada basal é a mais profunda e é constituída por uma só camada de células cúbicas que se dispõem por cima da união dermo-epidérmica. A camada espinosa de Malpighi é constituída por múltiplas fileiras de queratinócitos, de citoplasma eosinófilo, aplanados e unidos entre si por pontes intercelulares.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás