Respostas
Resposta: Este artigo analisa as distorções teóricas que surgem quando se examina o processo e construção democrática no Brasil unicamente por meio do enfoque institucional. Esta abordagem não consegue explicar a ambigüidade entre o surgimento de uma economia de mercado e uma sociedade passiva e desconfiada dos representantes eleitos e das instituições políticas. Tal situação produz condições adversas para o fortalecimento democrático e a institucionalização de uma cultura política participativa.
Explicação:
O AI-5 reduziu as liberdades democráticas pois suspendeu uma série de direitos que haviam sido adquiridos constitucionalmente, de modo que os então governantes do Brasil (os ditadores militares) podiam fazer aquilo que bem entendessem contra os seus opositores.
Com o fechamento temporário do congresso, suspensão do direito a livre imprensa e a perseguição a qualquer grupo político considerado perigoso, o que incluía desde grêmios estudantis a sindicatos profissionais, a maior parte da população ficava na prática excluída do exercício político e com seus direitos cidadãos sempre em risco.