Apesar de ter como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, quais dificuldades a Revolução Francesa manteve para a situação das mulheres?
Respostas
Resposta:
A Revolução Francesa (1789-1799) tinha como objetivo libertar a França de preconceitos e discriminações do Antigo Regime, sendo seu lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Porém, no desenrolar dos acontecimentos, um grupo acabou ficando de fora das narrativas: as mulheres [1]. A revolução francesa tinha como base ideológica, vários filósofos do Iluminismo, que concebiam ideias como a de que homem e mulher eram seres complementares, sendo o homem superior à mulher, pois ele seria conduzido pela razão enquanto ela pelo útero [2]. Rousseau, um dos filósofos mais importantes da época, caracterizou a mulher como feita especialmente para agradar o homem, e reitera seu papel como submissa e obediente [3]. Para a regeneração dos costumes que foram destruídos pelo luxo excessivo, dissimulação e vícios da Aristocracia, a conduta das mulheres deveria ser a mais discreta possível e dedicada à maternidade republicana [4].
Porém, diferente do que é senso comum, a revolução teve mais personagens femininas do que apenas a rainha Maria Antonieta ou Charlotte Corday. Na realidade, a participação das mulheres foi estrutural para a revolução, mesmo que sendo realizada em posição secundárias
Explicação: