• Matéria: Filosofia
  • Autor: abelhinha29
  • Perguntado 5 anos atrás

. A partir da segunda metade do século XX, aumentou significativamente o número de adeptos de abordagens que não seguem o modelo adotado desde o início da ciência moderna, especialmente no que se refere ao seu reducionismo mecanicista. Por esse motivo, vários estudiosos falam no surgimento de um novo paradigma (modelo de ciência) e, portanto, de uma nova ciência: a chamada ciência pós-moderna. Marque a alternativa correta.
I. No holismo, para ser adequadamente compreendido, o todo não pode ser dividido, isolando suas partes. As partes devem ser entendidas conjuntamente nas relações que estabelecem entre si, sempre tendo como referência o todo.
II. O reducionismo pode ser definido, como vimos antes, como a maneira de pensar segundo a qual o todo pode ser explicado pelas partes nas quais ele se reduz, no entendimento de que “a soma das partes equivale ao todo”. Assim, se conhecermos as partes, conheceremos o todo.
III. O pensamento complexo é outra forma de abordagem do novo paradigma, mas que propõe uma espécie de síntese entre a perspectiva reducionista e a holista. De acordo com um dos principais teóricos dessa corrente, o pensador francês Edgar Morin (1921-), o holismo seria uma espécie de reducionismo invertido (com o nível superior determinando o inferior). Por isso seria importante adotar, ao mesmo tempo, as perspectivas do todo e das partes (holista e reducionista) para compreender a complexidade do mundo. *

a) Somente as alternativas I e II estão corretas
b) Somente a alternativa III está correta
c) Todas as alternativas estão corretas​

Respostas

respondido por: lopesraissa014
3

Resposta:

a

b

c

explicação

todas as alternativa estão sertar

Perguntas similares