• Matéria: História
  • Autor: jessianedasilva
  • Perguntado 5 anos atrás

“O termo nova história cultural foi difundido a partir dos anos 1980, mas, entre alguns autores que analisaram a sua definição, ela possui dois eixos de identificação: os que defendem que está ligada diretamente, como herdeira e ao mesmo tempo questionadora, de uma história cultural que tem raízes desde o século XVIII; em segundo, aqueles que acreditam que este 'movimento’ possui raízes mais recentes, vinculadas objetivamente na tradição historiográfica francesa, conhecida como história das mentalidades, surgida após os anos 1960”.


Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: LANGER, Johnni. A nova História Cultural: Origens, conceitos e críticas. . Acesso em 18 out. 2017.


De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, na História Cultural, temas antes tidos como não históricos, como boemia, prostituição, leitura, religiosidade popular etc., passaram a ocupar o primeiro plano no trabalho de diversos pesquisadores.

Dessa maneira, estabeleciam-se duas trincheiras: de um lado os historiadores que privilegiam a estrutura dando a seu texto um caráter analítico e de outro, aqueles que privilegiam...

A
a crítica

B
os aspectos quantitativos

C
a política e a religião

D
a escrita dos fatos

E
a cultura e o cotidiano

Respostas

respondido por: gabrielacostaiwato
7

Resposta:

a cultura e o cotidiano

Explicação:

De um lado os historiadores que privilegiam a estrutura dando a seu texto um caráter analítico e, de outro, aqueles que privilegiam a cultura e o cotidiano, preferindo apresentar a sua escrita historiográfica na forma de narrativa (livro-base p. 54).

Perguntas similares