Qual é a melhor forma de escolher um antibiótico?
Respostas
E lá vamos nós...
Para que se faça uma escolha correta de um antibiótico, é necessário que inicialmente se identifique o microrganismo (bactéria, fungos e vírus) que está causando a infecção, as quais poderão ser classificadas em específicas e não especificas.
Resposta:
Algumas espécies e cepas de micro-organismos destacam-se pelos diferentes níveis de suscetibilidade a diferentes drogas antimicrobianas. Essas diferenças refletem no tempo e doses utilizadas no tratamento. Desta forma, o médico precisa conhecer a sensibilidade do patógeno antes de iniciar um tratamento, porém nem sempre é possível esperar pelos resultados de testes de sensibilidade, sendo que o tratamento normalmente é iniciado com base em estimativas ou indícios demonstrados nos achados clínicos.
Vários podem ser os testes a serem utilizados para indicar qual é o melhor agente para combater um patógeno específico. Entretanto, se os organismos já foram identificados, por exemplo, Pseudomonas, estreptococos hemolíticos ou gonococos, determinadas drogas podem ser selecionadas sem que testes específicos de suscetibilidade sejam feitos. Os testes são necessários somente quando a suscetibilidade não pode ser prevista ou quando problemas de resistência antimicrobiana se desenvolvem.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA