Os tempos verbais são três, explique cada um deles:
Presente:
Pretérito:
Futuro:
Respostas
Presente: Presente é um termo para designar o tempo do agora, que é o passado e o futuro ao mesmo tempo. Como o tempo é algo que flui constantemente sem pausas, é impossível marcar o presente já que a cada intervalo de tempo que passa o presente vira passado, assim, o presente é constante e infinito.
Pretérito: Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito
Futuro: É usado para indicar coisas que vão ou que podem ocorrer após o momento da fala. Temos os seguintes tipos:
Futuro do Presente
Traz fatos que ocorrem logo depois do momento da fala.
Hoje a tarde haverá uma reunião importante na empresa.
Esta forma também pode aparecer na forma composta. Neste caso, ele vem para expressar um fato futuro em relação ao momento em que se fala, mas que é considerado passado em relação a outro fato futuro.
Quando ele chegar, já teremos terminado todo o trabalho. (chegar = futuro; teremos terminado = fato passado em relação ao futuro)
Futuro do Pretérito
Vem para indicar um fato futuro em relação a um fato que ocorreu no passado.
Você nos garantiu que os documentos viriam hoje. (garantiu = fato passado)
Pode aparecer na forma composta também, mas no caso, esta forma expressará um fato que só será possível se outro tiver ocorrido.
Ele teria vencido, se lutasse com mais convicção. (teria vencido = fato futuro possível; lutasse = condição passada para que o futuro ocorra)
Sla meu irmão tá calor né hahahahah