Respostas
Resposta:
Entre as causas da poluição do ar estão: Excesso de liberação de ácido nítrico, dióxido de carbono e monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, entre outros.
Resposta:
A poluição é caracterizada pelo aumento de um determinado composto/molécula/fenômeno cuja concentração está acima do normal ou do considerável saudável para o bem-estar das espécies. Existem vários tipos de poluição e que se somadas podem ocasionar grandes malefícios a uma população (seja humana, animal, vegetal...). Os tipos mais comuns são:
- Poluição sonora: é causado pelo aumento no nível de ruídos e sons cujo decibéis (parâmetro que mede o som) está acima do permitido para manter nossa saúde auditiva. Exemplos são britadeiras, o próprio trânsito caótico com circulação de trens, metros, ônibus, caminhos e carros.
- Poluição visual: muitas vezes atrelada a poluição atmosférica, pois nesse tipo de poluição ocorre o fenômeno da inversão térmica que é quando a camada de gases fica presa na região inferior da atmosfera (troposfera). A poluição visual também está relacionada à urbanização, pois cidades com pouca paisagem verde tende a causar maiores impactos na vida da população que ali mora (sim! já existem estudos que concordam que às árvores nos trazem inúmeros benefícios, sendo um deles a diminuição da ansiedade, enfim..)
- Poluição aquática/marinha: aqui ocorre um processo bastante prejudicial aos oceanos e também em lagos, praias, rios que é a maré vermelha (grade concentração de nutrientes que permitem com que algas tóxicas se reproduzam muito rapidamente, causando escurecimento do mar), eutrofização (aumento da matéria orgânica em cursos de água doce, principalmente fertilizantes NPK, que aumenta o número de algas e fitoplâncton causando a morte de organismos aeróbicos (que respiram oxigênio) e o aumento de organismos anaeróbicos (que não precisam de oxigênio), causando o chamado cheiro de ovo podre, nos esgotos, lagos etc.), além do problema com o lixo e a intoxicação dos animais.