“Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”
(RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)
O trecho do texto acima aborda sobre a mistura étnica na formação da identidade brasileira. No olhar do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro:
a) a mistura étnica do Brasil é considerada positiva e vem se adaptando com o tempo.
b) a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem.
c) a mistura étnica do Brasil foi fruto da violência e isso está refletido na cultura brasileira.
d) a mistura étnica do Brasil contribuiu para a criação de uma identidade brasileira negativa que se perpetua na violência.
e) a mistura étnica do Brasil é formada pela pluralidade de etnias e, por isso, é considerada negativa.
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: b) a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem.
Explicação:
Darcy Ribeiro foca na ambiguidade existente entre as características positivas e negativas da mistura étnica (brancos, negros e índios) que proporcionaram a criação de uma identidade brasileira.
Ou seja, para o autor, a pluralidade da nossa identidade não é somente boa, mas também ruim, uma vez que ela surgiu da violência entre colonizadores e colonos.
No olhar do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem. Alternativa B.
O antropólogo Darcy Ribeiro, 1922-1997, defende em sua importante obra O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil, de 1995, que a mistura étnica do Brasil seria algo positivo, mas também negativo.
Positivo, pois nos tornamos um povo único e diverso, que o autor compara a civilização da Roma Antiga, pela interação de povos diferentes. As características físicas que fomos adquirindo então, refletem a pluralidade das diferentes etnias que se encontraram e interagiram.
Negativo devido às imposições de trabalho estipulados aos negros africanos e aos índios nativos, que muito tolheram seu potencial cultural e ideológico, que hoje seriam importantes aspectos da cultura brasileira, se preservados.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/19106032
Bons estudos!