O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções. Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a):
a) justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
b) crítica ao passadismo, exposta na dupla imagem do homem olhando sempre para frente.
c) construção de perspectiva, apresentada na sobreposição de planos visuais.
d) processo de automatismo, indicado na repetição da imagem do homem.
e) procedimento de colagem, identificado no reflexo do livro no espelho.
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: a) justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
a) CORRETA. O Surrealismo foi um movimento artístico que buscava trazer cenários “absurdos”, valorizando o universo onírico (dos sonhos) e com embasamento também na psicanálise de Freud. Portanto, compor elementos díspares, como a imagem ilógica do homem refletido de costas no espelho, traduz as bases dessa vanguarda europeia.
b) ERRADA. O termo “passadismo” significa conservadorismo, saudosismo. Aqui, não há crítica ao passado e sim um caráter ilógico na imagem irreal do homem refletido no espelho.
c) ERRADA. A preocupação com a perspectiva não foi um traço do Surrealismo. Além disso, a sobreposição de planos visuais não é o que necessariamente constrói a noção de perspectiva.
d) ERRADA. O chamado “automatismo psíquico” foi uma técnica utilizada pelos surrealistas na produção de suas obras. Consiste em deixar o inconsciente livre para expressar-se, elaborando obras mais espontâneas e “automáticas” do ponto de vista psicológico.
Não é essa característica que observamos na tela de Magritte. O que podemos ver na imagem, e que é um traço marcante do movimento artístico, é o caráter ilógico.
e) ERRADA.O recurso da colagem foi um traço marcante na vanguarda europeia conhecida como Cubismo, e não no Surrealismo. Ademais, a tela Reprodução Proibida não exibe tal técnica.
Explicação:
Resposta:
A
Explicação:
Na obra de René Magritte, a sobreposição de diferentes elementos, ou seja, a sobreposição de elementos mutuamente independentes e incomparáveis. De acordo com as leis de reflexão da física, o que se pode esperar é o espelho do rosto da pessoa que está diante do espelho. No entanto, este não é o caso. Esse colapso lógico é uma das características do surrealismo. Na imagem, não há elementos suficientes para inferir qualquer crítica à passivação, pois a reprodução da pessoa na imagem não tem metáfora para simpatia pelo futuro, mas uma corporificação evidente. A ilusão de perspectiva construída na imagem não é a principal característica do Surrealismo, mas a característica comum de várias tendências estéticas que surgiram após o Renascimento. A pintura de Magritte não recorre à estratégia do automatismo psicológico, mas o artista explora a realidade do niilismo e dos sonhos. Magritte usa óleo sobre tela (em vez de colagem) para realizar seu trabalho.