1) O mercantilismo caracterizou-se por ser um conjunto de medidas adotado pelos Estados Modernos, a fim de obter recursos e riquezas necessários à manutenção de seu poder absoluto.Afirma-se sobre o mercantilismo: I – Um dos princípios comuns que orientam a política mercantilista foi o Metalismo – concepção que identifica a riqueza e o poder de um Estado na quantidade de metais preciosos, por ele acumulados. II – São características essenciais do mercantilismo: monopólio, o protecionismo e a balança comercial favorável. III – As medidas da política econômica mercantilista foram idênticas em todos os países da Europa durante os séculos XVI, XVII e XVIII. IV – O pacto colonial está no contexto das práticas mercantilistas; V – A prática mercantilista compreendia estímulo à importação, restrição à exportação, condicionamento do comércio à agricultura, incentivo à uniformização legislativa e alfandegária do Estado. Deve-se concluir, sobre essas afirmações, que: *
1 ponto
A) apenas V está incorreta;
B) estão corretas apenas II e III;
C) estão corretas I, II e IV;
D) Apenas I e III e V estão corretas;
E) Apenas II e III e IV estão corretas;
2) Na engrenagem do sistema mercantilista de colonização do Brasil, fez-se opção pela mão de obra africana porque o tráfico negreiro: *
1 ponto
A) contribuía para o apresamento indígena como negócio interno da colônia;
B) estimulava a utilização de mão de obra de fácil acesso e baixa rentabilidade econômica;
C) atendia às pressões exercidas pelos ingleses em relação à troca da produção açucareira pelo fornecimento de negros;
D) abria novo e importante setor do comércio para os mercadores metropolitanos;
E) era elemento fundamental no processo de expansão econômica do mercado interno brasileiro.
3) O texto, a seguir, retrata uma das mais tristes páginas da história do Brasil: a escravidão.“O bojo dos navios da danação e da morte era o ventre da besta mercantilista: uma máquina de moer carne humana, funcionando incessantemente para alimentar as plantações e os engenhos, as minas e as mesas, a casa e a cama dos senhores – e, mais do que tudo, os cofres dos traficantes de homens.” (Fonte: BUENO, Eduardo. Brasil: uma história: a incrível saga de um país. São Paulo: Ática, 2003. p. 112). Sobre a escravidão como atividade econômica no Brasil Colônia, é correto afirmar: *
1 ponto
A) As pressões inglesas, para que o tráfico de escravos continuasse, aumentaram após 1850. Porém, no Brasil, com a Lei Eusébio de Queiroz, ocorreu o fim do tráfico intercontinental e, praticamente, desapareceu o tráfico interno entre as regiões.
B) A mão de obra escrava no Brasil, diferente de outros lugares, não era permitida em atividades econômicas complementares. Por isso, destinaram-se escravos exclusivamente às plantações de cana-de-açúcar, às minas e à produção do café.
C) A compra e posse de escravos, durante todo o período em que perdurou a escravidão, só foi permitida para quem pudesse manter um número de, pelo menos, 30 cativos. Essa proibição justificava-se, devido aos altos custos para se ter escravos.
D) Muitos cativos, no início da escravidão, conseguiam a liberdade, após adquirirem a carta de alforria. Isso explica o grande número de ex-escravos que, na Paraíba, conseguiram tornar-se grandes proprietários de terras.
E) Os escravos, amontoados e em condições desumanas, eram transportados da África para o Brasil, nos porões dos navios negreiros, como forma de diminuição de custos. Com isso, muitos cativos morriam antes de chegarem ao destino.
4) Mercantilismo é um termo que foi criado pelos economistas alemães da segunda metade do século XIX para denominar o conjunto de práticas econômicas dos Estados europeus nos séculos XVI e XVII. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo. *
1 ponto
A) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações.
B) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.
C) Crença em que a acumulação de metais preciosos era a principal forma de enriquecimento dos Estados.
D) Aplicação de capitais excedentes em outros países para aumentar a oferta de matérias-primas necessárias à industrialização.
E) Exploração de domínios localizados em outros continentes, com o objetivo de complementar a economia metropolitana.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
não sei o certo mais estou em dúvidas entre a resposta c ou a lentra a
marghotti:
letra C, confia na mãe q é sucesso
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás