• Matéria: Biologia
  • Autor: roberta99
  • Perguntado 9 anos atrás

alguns cientistas acham que o tamanho maior que alguns insetos atingiram no passado há cerca de 300 milhões de anos, algumas libelulas chegaram a atingir até 70 cm de envergadura pode ser explicado pela maior concentração de oxigênio na atmosfera naquela época. Explique a relação entre a taxa de oxigênio e o tamanho maior desses insetos?

Respostas

respondido por: Scosta
348
O tamanho dos insetos atuais foi moldado tanto pela diminuição de oxigênio disponível na Terra quanto pelo surgimento de predadores.Para respirar, os insetos dependem da entrada de ar pelas pequenas traqueias (diferente de nós, humanos) e acontece apenas por difusão assim o transporte de oxigenio para as celulas é menos eficiente q a dos humanos. Se eles disponibilizassem de muito oxigenio eles cresceriam tanto a ponto de ficarem gigantes.
respondido por: mayaravieiraj
29

Os cientistas afirmam que a taxa de oxigênio estava diretamente relacionada ao tamanho exacerbado dos insetos.

A presença de uma maior quantidade de oxigênio na atmosfera permitiu que os insetos crescessem bastante pois o processo de respiração dos insetos é mais simplificados do que o processo de respiração dos humanos.

Os insetos absorvem o oxigênio através de difusão, fazendo com que a hemoglobina absorva oxigênio, gerando energia para os insetos.

Sendo Assim, com uma maior quantidade de oxigênio, a energia transmitida pelas células dos insetos aumento, possibilitando que eles atingissem tamanhos absurdos

Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/10464644

Anexos:
Perguntas similares