2. A segunda ideia equivocada, conforme José Ribamar Bessa Freire no texto AS CINCO IDÉIAS EQUIVOCADAS SOBRE OS ÍNDIOS, é considerar as culturas indígenas como atrasadas e primitivas. Segundo ele, “os povos indígenas produziram saberes, ciências, arte refinada, literatura, poesia, música, religião. Suas culturas não são atrasadas como durante muito tempo pensaram os colonizadores e como ainda pensa muita gente ignorante”. Diante do pensamento exposto acima, identifique abaixo a alternativa que traduz o pensamento do autor acerca dessa ideia equivocada.
a. As pessoas relacionam as línguas com os seus falantes. É comum que exista falantes que, na estrutura social, ocupam posições privilegiadas em relação aos falantes de outras línguas, assim suas línguas tornam-se superiores, mesmo do ponto de vista estritamente linguístico, é possível existir língua rica e língua pobre.
b. As religiões indígenas também foram consideradas pelo catolicismo, no passado e até em certos pontos, os dias atuais, como um conjunto de superstições. Basta entrar em contato com as formas de expressão religiosa de qualquer grupo indígena, para verificar que essa visão não se configura como etnocêntrica e nem preconceituosa.
c. As ciências indígenas também foram tratadas de forma preconceituosa pela sociedade brasileira. Os conhecimentos indígenas foram desprezados e ridicularizados, como se fossem a negação da ciência e da objetividade. Embora não se constitua como um conhecimento válido, eles produziam uma forma de conhecimento que servia pelo menos para eles, sociedades simples, poderem viver. O Museu Goeldi, em 1992, por exemplo, realizou uma exposição sobre a pseudociência dos Kayapó, mostrando alguns dos saberes indígenas documentados por pesquisadores que realizam uma ciência de verdade.
d. Negar o conhecimento indígena resultou no início de 1985, em um sério acidente sofrido pela usina nuclear de Angra dos Reis, construída num lugar que os índios Tupinambá haviam denominado de Itaorna e que até hoje é conhecido por este nome. Nesta área, na década de 1970, a ditadura militar começou a construir a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Os engenheiros responsáveis pela sua construção não sabiam que o nome dado pelos índios podia conter informação sobre a estrutura do solo, minado por águas pluviais, que provocavam deslizamentos de terra das encostas da Serra do Mar. Só descobriram que Itaorna quer dizer “pedra podre”, em fevereiro de 1985, quando fortes chuvas destruíram o Laboratório de Radioecologia que mede a contaminação do ar na região.
e. O general Couto de Magalhães comentou, em uma observação muito inteligente acerca de um povo indígena falante da língua Nheengatu, que “um povo cuja literatura tem um personagem como o jabuti, lento e feio, que consegue vencer outros animais belos e fortes como a onça e o jacaré, só usando a astúcia, é um povo que falta civilização. “Um povo que ensina que a inteligência vence a força, é um povo altamente atrasado”.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
você trabalha muito mas não consegue chegar em casa e sentar
respondido por:
1
Resposta:
você trabalha muito mas não consegue chegar em casa e sentar
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás