Considerando que 1 m3 equivale a 1000 litros, ou seja, se um reservatório tem capacidade para 25 m3 então sua capacidade é de 25000 litros. Usando a função correta da questão anterior é correto afirmar que se x = 10 m então o volume em metros cúbicos e em litros respectivamente é dado por:
270 m3 e 270 000 litros
720 m3 e 40 000 litros
270 000 m3 e 270 litros
27000 m3 e 50 000 litros
Nenhuma das alternativas
Alguém sabe ???
Respostas
Resposta:
Um dia resolveu perguntar ao seu pai quantos litros de água são necessários para encher a piscina. O pai de João disse ao filho que precisaria medir as dimensões da piscina, pois somente assim calcularia a capacidade da mesma. Para efetuar a medida eles utilizaram uma trena, que é um objeto próprio para medidas de comprimento. As medidas obtidas foram:
comprimento = 8 metros
largura = 5 metros
altura ou profundidade = 1,5 metros
A piscina da casa de João possui o formato de um paralelepípedo e a capacidade deve ser determinada através da multiplicação das três dimensões.
Veja:
comprimento x largura x profundidade
8 m x 5 m x 1,5 m = 60 m³ (sessenta metros cúbicos)
A medida de 1 m³ (metro cúbico) corresponde a 1000 litros. Portanto, 60 m³ é igual à capacidade de 60 000 litros.
A piscina da casa de João tem a capacidade de 60 000 litros de água.
Agora João deseja calcular a capacidade da caixa d’água de sua casa.
João e seu pai mediram as dimensões e obtiveram os seguintes valores:
comprimento: 1 metro
largura: 1 metro
altura ou profundidade: 1 metro
No casa da caixa d’água, todas as dimensões possuem medidas iguais, nesse caso, a figura geométrica recebe o nome de cubo, mas os cálculos são realizados iguais ao do paralelepípedo, observe:
comprimento x largura x profundidade
1 m x 1 m x 1 m = 1 m³ (um metro cúbico)
A capacidade da caixa d’água da casa de João é de 1000 litros.
Importante: Outras unidades de comprimento podem ser utilizadas para calcular capacidade. Por isso, observe a relação que existe entre as medidas de volume e de capacidade.
1 cm³ (centímetro cúbico) = 1 ml (mililitro)
1 dm³ (decímetro cúbico) = 1 L (litro).
Por Marcos Noé
Matemático
Resposta:
O paralelepípedo é considerado um sólido geométrico, pois é formado por três dimensões. Em razão dessa característica, possui volume, que é a quantidade de espaço que o corpo ocupa ou a capacidade que ele possui de armazenar substâncias. O volume de um paralelepípedo é calculado através da multiplicação entre a área da base e a altura, ou para ser mais prático: comprimento x largura x altura, considerando sempre que as unidades de comprimento das dimensões sejam as mesmas. Vários objetos possuem o formato de um paralelepípedo, por exemplo, uma caixa, uma piscina, um aquário entre outros.
Nos cálculos envolvendo volume precisamos conhecer as unidades usuais de volume e sua correspondência com as medidas de capacidade. Observe as principais medidas:
1 m³ (metro cúbico) = 1000 L (litros)
1 dm³ (decímetro cúbico) = 1 L
1 cm³ (centímetro cúbico) = 1 mL (mililitro)
Explicação passo-a-passo: