1) Leia o texto com atenção: POR QUE O BRASIL MANTEVE A UNIDADE TERRITORIAL? A pós a independência, a América espanhola dividiu-se em vários países republicanos. Já a América portuguesa, território que deu origem ao Brasil, manteve a unidade territorial e a monarquia. Como e por que o Brasil se manteve unido? Os historiadores têm respostas diferentes para essa pergunta. Para José Murilo Carvalho, os líderes dos movimentos pela independência tinham vários pontos em comum: pertenciam à elite, tinham profissão liberal, educação superior (a maioria havia estudado em Portugal). Isso, na visão desse historiador, explica por que eles tinham ideias semelhantes: eram favoráveis a um Estado centralizado e conservador, que mantivesse a unidade do país. Já para o historiador Luís Felipe de Alencastro, a unidade territorial do Brasil foi mantida porque as elites consideravam que, com um governo central forte (Império), seria mais fácil manter a escravidão. Na época, a Inglaterra exercia forte pressão pelo fim do tráfico negreiro chegando até a capturar os escravizados desembarcados nos portos brasileiros. Se uma província brasileira se separasse dos resto do império, teria de enfrentar sozinha a Inglaterra, a maior potência mundial. Por isso, as leites provinciais preferiam a união à separação. A ideia de um estado unificado e com governo centralizado está associada à: *
2 pontos
Divisão da América espanhola em vários países republicanos.
Divisão da América portuguesa em vários países republicanos.
Manutenção da monarquia e unidade territorial na América portuguesa.
Manutenção da monarquia e unidade territorial na América espanhola
Respostas
Manutenção da monarquia e unidade territorial na América portuguesa
Pode confiar ;)
Com relação à unidade territorial brasileira, é possível afirmar que a ideia de um Estado unificado e com governo centralizado associa-se à manutenção da monarquia e unidade territorial na América portuguesa. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Contextualizando a unidade do território do Brasil
De acordo com o texto, mesmo entre os setores favoráveis à independência do Brasil, a manutenção da monarquia seria uma maneira de manter a hegemonia das elites.
Isso seria feito através de um governo centralizado que pudesse fazer frente à eventual pressão internacional de países como a Inglaterra, principalmente no que tange à questão escravagista.
Saiba mais sobre a monarquia em https://brainly.com.br/tarefa/4130502
#SPJ2