Situação que merece total atenção no campo do direito tributário aplicado às atividades empresariais é a responsabilidade tributária decorrente de operações societárias. Numa primeira hipótese, o art. 132 do CTN (BRASIL, 1966), diz que a pessoa jurídica que porventura resultar de processos de fusão, transformação ou incorporação, será responsável pelos tributos devidos até essa data.
BRAGA, Luiz Felipe Nobre. Legislação Empresarial Aplicada. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina: 2019.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Caso uma pessoa jurídica seja extinta e algum dos sócios desta continue, sob outra razão social, isto é, mediante a constituição de nova empresa, a praticar a mesma atividade econômica, também será responsável pelas dívidas tributárias da antiga empresa.
( ) O fato de extinguir-se uma pessoa jurídica faz com que os tributos devidos desapareçam, sobretudo quando sócio da pessoa extinta continua na mesma atividade econômica a partir de uma nova empresa, em tese, sem dívidas.
( ) O fato de extinguir-se uma pessoa jurídica não faz com que os tributos devidos desapareçam, sobretudo quando sócio da pessoa extinta continua na mesma atividade econômica a partir de uma nova empresa, em tese, sem dívidas.
( ) Caso uma pessoa jurídica seja extinta e algum dos sócios desta continue, sob outra razão social, isto é, mediante a constituição de nova empresa, a praticar a mesma atividade econômica, não será responsável pelas dívidas tributárias da antiga empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
V – V – V – F.
b.
V – V – F – F.
c.
F – F – V – V.
d.
V – F – V – F.
e.
V – F – V – V.
Respostas
respondido por:
30
Resposta:
v f v f
Explicação:
respondido por:
7
Resposta:
a.
V – F – V – F.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás