Descreva sobre a principal diferença entre as proteínas de membrana (canal e transportadoras) indicando em quais tipos de transportes elas atuam.
Respostas
Resposta:
Ambas as proteínas são úteis no transporte de solutos que, por possuirem carga ou grandes proporções, não conseguem passar pela bicamada lipídica e necessitam do seu auxílio.
As proteínas canal estão envolvidas na difusão facilitada, onde possuem grande especificidade em relação ao soluto que podem transportar pelo seu túnel hidrofílico e não gastam energia para realizar tal processo (transporte passivo).
As proteínas carreadoras ou transportadoras também possuem grande especificidade em relação à substância que podem transportar. Contudo, além da difusão facilitada, também podem transportar solutos por transporte ativo, onde é necessário o gasto de ATP (energia) para realizar o processo.
A principal diferença entre ambas está em como realizam o transporte, já que as proteínas carreadoras precisam se ligar aos solutos em seus sítios de ligação, modificando tanto a forma do soluto quanto a sua própria, diferentemente das canais, que apenas possibilitam o fluxo de moléculas pelos seus túneis, permitindo assim o equilíbrio de concentração interno e externo da substância na célula.