o que Bonaparte fez quando Portugal não respeitou o bloqueio continental e Quais consequências foram geradas?
Respostas
Resposta:
Aos poucos o império francês ganhava espaço na economia e política, tornando-se grande potência mundial, porém a Inglaterra ainda estava no topo, sendo a maior potência industrial. A expansão política e militar da França com a liderança de Napoleão visava dominar toda a Europa, mas essa região poderosa resistia as tentativas do imperador francês. Por esse motivo, Napoleão tentou diminuir seu crescimento econômico através do impedimento da comercialização com os países europeus aliados e subordinados a ele, criando o Bloqueio Continental.
Com a efetivação do Bloqueio Continental, as negociações britânicas com os países europeus aliados a França foram inicialmente reduzidas de 25% a 50%. Como reação, a Inglaterra decidiu agir de uma forma que prejudicasse também esse acordo, para que os outros países percebessem os rumos que estavam tomando.
Logo, começou a atacar qualquer navio em alto mar que fosse levar mantimentos para os países que aprovaram o acordo napoleônico. Os navios eram bombardeados pelos ingleses, que depois roubavam toda mercadoria e vendiam em leilões.
De certa forma, o monopólio econômico foi retirado de um país poderoso industrialmente. A questão era que muitos países em desenvolvimento também dependiam dos produtos ingleses, por terem poucas formas de crescimento.
Consequências boas e ruins faziam parte daquele contexto histórico, como por exemplo:
• A falta de concorrência contribuiu para a valorização do mercado interno de alguns países, como é o caso da região norte da França, Suíça e Bélgica, que tiveram grande crescimento nos lucros;
• A indústria naval foi prejudicada em muitos países, inclusive na própria França;
• A retirada da Coroa Portuguesa para o Brasil com o encerramento dos laços com a França;
• A transferência da corte contribuiu para profundas mudanças positivas no Brasil colônia, como o desenvolvimento do comércio e o fortalecimento do espírito nacionalista, que ocasionou alguns anos mais tarde a independência do Brasil.
• Houve guerras de retaliação contra Portugal e Espanha, uma em específica ficou conhecida como Guerra Peninsular, na qual José Bonaparte, irmão mais velho de Napoleão, usurpou o trono do rei.
• Países latinos coloniais também passaram por processos de independência por causa dos movimentos desfavoráveis ao rei ilegítimo que havia tomado o trono da Espanha na Guerra Peninsular.