A doença periodontal e cárie dental são relativamente comuns na cavidade bucal de pessoas idosas, sendo o biofilme bacteriano o fator etiológico de ambas doenças, e sua remoção é a forma mais eficaz de controlar essas patologias. Em relação ao contexto, analise as sentenças a seguir:
I. Para o controle do biofilme é necessário a sistematização da escovação com cremes dentais, utilização de fio dental, escovas interproximais, quando houver presença de próteses fixas, implantes.
II. A utilização de escova unitufo, quando houver presença de recessões, dentes isolados na cavidade bucal dificultando a higienização com a escova normal.
III. As escovas elétricas, que conseguem remover efetivamente o biofilme bacteriano, são indicadas nos casos onde o idoso possui dificuldade visual e ainda tem certa destreza manual.
IV. O digluconato de clorexidina 12% é a mais efetiva das soluções microbianas para o controle químico do biofilme.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Correto
b.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Para prevenir a doença periodontal e a cárie o profissional precisa saber indicar corretamente a escova, o tipo de fio/fita dental e creme dental fluoretado para que o idoso ou o seu cuidador consiga remover adequadamente o biofilme bacteriano e manter a cavidade bucal saudável. Em relação ao contexto, associe a 2ª coluna em relação a 1ª:
1. Escova dentária.
2. Fio/fita dental.
3. Creme dental fluoretado
4. Soluções de bochecho.
5. Pacientes que utilizam próteses fixas e removíveis.
( ) Escova ideal deve possuir cerdas macias, tendo o tamanho da cabeça pequena e preferencialmente com a cerdas todas do mesmo tamanho.
( ) A utilização deste recurso pois ele desorganiza o biofilme das faces interproximais onde a escova não consegue ter acesso.
( ) Importante verificar qual a necessidade de cada paciente por exemplo: indivíduos com maior propensão a doença periodontal devemos indicar esse recurso de forma anti-tártaro (que possuem na sua composição substancias específicas para combater o biofilme bacteriano), indivíduos com sensibilidade dentinária ( dessensibilizantes que possuem na sua maioria cloreto de estrôncio que auxilia na formação dos plugs dentinários).
( ) É um agente auxiliar no combate a formação do biofilme bacteriano, para pacientes idosos devemos evitar prescrever soluções com base alcoólica.
( ) Orientar a utilização de escovas específicas para realizar a sua higienização e utilizar soluções antissépticas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Escolha uma:
a.
2-5-4-3-1..
b.
1-2-3-4-5. Correto
c.
3-2-1-5-4.
d.
1-3-2-4-5.
e.
5-4-3-2-1.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Odontogeriatria veio fortalecer a Odontologia, no sentido de qualificar o profissional cirurgião dentista, no atendimento ao idoso, com características de um profissional generalista, que compreende que, o tratamento é muito mais complexo do que tratar apenas a queixa do paciente (sintomas relatado pelo paciente doente), é necessário e importante avaliar esse paciente no seu contexto integral - econômico, psicológico, cultural, social e toda a sua história medica. Em relação ao contexto analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Com o envelhecimento, muitas vezes o idoso vai perdendo a confiança em si mesmo em realizar tarefas rotineiras e básicas, então, cabe a família e ao cuidador estimular e motivar o idoso, para que ele mesmo execute a sua higiene bucal ou que ao menos ele participe ativamente deste momento.
PORQUE
II. A conscientização sobre a importância da escovação/higienização, remoção dos fatores retentores do biofilme bacteriano bucal, a participação em campanhas preventivas de algumas doenças, e proservação da saúde bucal através da promoção de saúde, nos revela que ocorreu uma mudança no perfil do idoso no passar dos anos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b.
as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c.
as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Incorreto
d.
a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
as asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
1) a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Correto
2) d. 1-2-3-4-5. Correto
3) e. as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Sobre a doença periodontal ou periodontite, as alternativas corretas das questões são:
1. Apenas as afirmativas I e II estão corretas, ou seja, letra A.
2. 1-2-3-4-5, ou seja, letra D
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Ou seja, letra E.
Vamos entender melhor.
Periodontite
A periodontite, ou também, a doença periodontal é um caso mais avançado de gengivite, decorrente de infecções por meio da formação de placas bacterianas na linha da gengiva. Isso implica na infecção bacteriana nos tecidos, ossos e ligamentos que envolvem o dente.
Devido a essa infecção, a gengiva acaba se separando dos dentes, formando espaços entre eles que servem de local para novas infecções bacterianas. Quando não tratada previamente, ocasiona o desgaste dos ossos do dente, levando a soltura dos dentes, podendo até mesmo cair.
Dessa forma, para evitar essa situação, deve-se ficar atento aos sinais para não deixar um quadro de gengivite evoluir para a periodontite.
Mas como identificamos cada uma delas? Veja:
- Gengivite: inflamação da gengiva causada pela presença de placas bacterianas na linha da gengiva, ocasionando sangramentos e inflamações nessa região. Quando não tratada, evolui para um caso de periodontite.
- Periodontite: a infecção não tratada também atinge os ossos, tecidos e ligamentos do dente, o que o deixa solto e podendo até mesmo cair. Esses danos são irreversíveis e por isso devem ser tratados com cuidado.
- Periodontite crônica: é o estágio final da doença, quando os ossos de sustentação e ligamentos dos dentes já estão destruídos, o que leva a mobilidade do dente. Nesses casos, o dente pode cair.
Assim, para se evitar essas situações, deve-se passar fio dental, escovar diariamente os dentes após as refeições e realizar visitas anuais ao dentista, preservando sua saúde bucal.
Aprenda mais sobre Periodontite aqui: brainly.com.br/tarefa/23361097
#SPJ2