Respostas
Explicação:
de Stanislávski continua a ser um fenômeno vivo, aberto a
reflexões e debates, um caminho de investigação e busca
que leva a novas descobertas. Ou seja, o sistema é comple-
tamente contrário ao clássico manual que pretende ditar a
verdade absoluta. Já nas primeiras anotações sobre a arte
do ator feitas em 1906, Stanislávski escreveu que “não po-
de existir e não deveria existir nenhum manual ou gramática
da arte teatral. Quando for possível encaixar nossa arte nos
limites entediantes e rígidos de uma gramática ou manual,
teremos que admitir que ela deixou de existir”.1
Anatóli Smeliánski, diretor da Escola de Arte Dramática
do Teatro de Arte de Moscou e um dos mais profundos co-
nhecedores da herança artística de Stanislávski, anota que
“graças aos esforços conjuntos dos profissionais de teatro,
pesquisadores e pedagogos muito se fez para o estudo da
herança de Stanislávski, para a edição de suas obras, mas,
apesar disso, temos de admitir que em relação ao desenvol-
vimento do sistema e à compreensão de seus pontos mais
difíceis ainda estamos no jardim de infância.”2
Contudo, várias vezes os seguidores de Stanislávski ten-
taram “congelar” um ou outro aspecto do sistema, reduzi-
lo a certo número de regras e receitas para o trabalho
A gramática teatral pode ser definida como a linguagem que está presente na arte do teatro, e por isso, assemelha-se ao texto narrativo, constituindo-se de fatos, personagens e história, que ocorrem num determinado lugar, o que constitui o enredo do mesmo.
Além disso, pode haver ou não a presença de um narrador. Essa linguagem tem grande relevância diante da criação dos personagens e demais elementos teatrais.