Respostas
Resposta:
A abolição da escravatura no Brasil vem desde a chegada da coroa em 1808 com uma grande influência da Inglaterra. Esse ideal dos ingleses foi criando força durante o período do segundo reinado quando a lei Bill Aberdeen foi criada com o intuito de aprisionar navios negreiros que vinha da África de forma ilegal.
Com a criação dessa lei, foi a gota d'agua para que em 1850 uma nova lei proibindo de vez o trafico negreiro, conhecia como Lei Euzébio de Queiroz, fosse realmente respeitada e pondo fim quase que imediato do trafico negreiro.
Importante lembrar que nessa época o cultivo do café tinha se tornado a principal fonte econômica do Brasil e que era constituída integralmente de trabalho escravo negro. A lei que proibia a vinda de negros da África iria causar um impacto grande na mão de obra junto com as leis que vieram anos mais tarde como a Lei do Sexagenário e a Lei do Ventre livre.
Para suprir essa mão de obra que iria decair, o governo decide atrair pessoas de outros países fazendo propagandas e pagando os custos de estadia e de viagem para poder trabalharem nas lavoura. No começo essa medida não supriu a demanda de mão de obra mas com os ocorridos na Europa no final e início do século XIX, fez com que crescesse esse interesse de vir para o Brasil.
Explicação: